fbpx

Papa de trigo sarraceno, pera e cerejas

Esta papa é uma ótima forma de oferecer tanto trigo sarraceno como cerejas ao bebé e poder ser oferecida a partir dos 6 meses.

Apesar do seu nome, o trigo sarraceno, ou trigo mourisco, não é da família do trigo. Pertence ao grupo de pseudo cereais, e tal como a quinoa e o amaranto não contém glúten.

Em termos nutricionais, o trigo mourisco é rico em manganês, cobre e magnésio. Tem também ferro e fósforo em menores quantidades. Além disso, tem proteina e fibras. para ajudar a regular e a manter o intestino do bebé saudável.

Uma boa alternativa à aveia

O trigo sarraceno, tal como a quinoa e o amaranto, tem um gosto amargo. Mas pode usá-lo tanto em sopas, purés, finger foods salgados como em papas de fruta e cereais. Se o sabor amargo incomodar o bebé pode sempre juntá-lo a frutas e vegetais mais doces/neutros.

Uma curiosidade sobre o trigo sarraceno é que, em comparação com outros grãos, o trigo sarraceno é relativamente baixo em ácido fítico. O ácido fítico é um inibidor comum da absorção de minerais encontrado em grãos e sementes. Por isso não precisa ser demolhado previamente.

Variar as frutas da papa

Estamos a entrar na época da cereja. Cá em casa somos fãs de cerejas e tenho vontade de inclui-la em todos os lanches. As cerejas têm vitamina C, potássio e fibras. Além de vários anti-oxidantes e polifenóis.

Dica: Compre cerejas mais próximo do final da época delas e congele para ter cerejas disponíveis para papas nos meses seguintes. Para congelar, lave bem as cerejas, remova os caules e caroços e congele.

Nesta papa, combinamos o trigo sarraceno com a pera e as cerejas, que lhe conferem um sabor super agradável. Os ingredientes são todos cozidos em água ao mesmo tempo. Mas, pode substituir a água por leite de coco, bebida vegetal sem açúcar, ou mesmo leite materno, caso esteja a amamentar.

Papa de trigo sarraceno, pera e cerejas

Esta papa é uma ótima forma de introduzir tanto o trigo sarraceno como as cerejas na alimentação do bebé. Pode ser oferecida a partir dos 6 meses.
Prep Time 5 mins
Cook Time 15 mins
Course Lanche
Cuisine American

Utensílios

  • Processador de alimentos ou varinha mágica

Ingredientes
  

  • 1/4 chávena trigo sarraceno em grãos
  • 1 pera média com casca
  • 150 gramas cerejas
  • 1 fatia de casca de limão
  • 1 chávena água

modo de preparo
 

  • Adicionar todos os ingredientes a uma panela em fogo alto.
  • Quando ferver, reduzir o fogo para médio-baixo e deixar cozer até não haver mais água e o trigo sarraceno estiver bem macio. Adicionar mais água se necessário.
  • Deixar arrefecer e triturar até obter uma consistência macia.
  • Guardar em doses individuais em recipientes de vidro no frigorífico por até 4 dias.

Notas

Pode substituir a água por leite de coco, bebida vegetal (exceto bebida de arroz por causa do arsénio) ou mesmo leite materno caso esteja a amamentar. O leite materno vai reduzir a durabilidade da papa, por isso faça em quantidades menores e ofereça no máximo no dia seguinte. 

Fontes:

Ikeda et al., 2005. S. Ikeda, Y. Yamashita, K. Kusumoto, I. KreftNutritional characteristics of minerals in various buckwheat groats. Fagopyrum, 22 (2005).

Steadman et al., 2001. K.J. Steadman, M.S. Burgoon, B.A. Lewis, S.E. Edwardson, R.L. Obendorf. Minerals, phytic acid, tannin and rutin in buckwheat seed milling fractions. Journal of the science of food and agriculture, 81 (11) (2001).

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: