fbpx

Papas de aveia e abóbora

Dias frios e chuvosos combinam muito com papas de aveia. Acabadas de fazer, ainda quentes, com um puré de fruta por cima e granola são uma opção de pequeno-almoço maravilhosa para o Inverno.

Estas papas de aveia (sem a granola) podem ser oferecidas logo a partir dos 6 meses. É só servir com uma colher e dar a colher ao bebé para ele explorar e comer.

Embora possa oferecer qualquer colher ao bebé que seja de tamanho apropriado, achamos que existem duas colheres que são perfeitas para bebés que estão a começar a comer: as pré-colheres da NumNum (que evitam que a papa e sopa caiam da colher) e as colheres da Grabease (com 20% off usando o código COMIDADEBEBE20) que são muito fáceis para o bebé agarrar e levar à boca.

Bebés pequenos normalmente não tomam o pequeno almoço e comem pouco. Mas para bebés mais velhos (a partir dos 9-12 meses), estas papas de aveia são um pequeno-almoço muito nutritivo.

Leite vegetal para bebés

Para bebés com 6/7 meses (ou até mesmo bebés até aos 12 meses) o ideal é usar o seu leite, caso esteja a amamentar ou então água.

Os frutos secos são um dos alimentos que não só não podem ser oferecidos inteiros, como podem causar alergia alimentar. Há evidência científica que sugere introdução o mais cedo possível (ou seja a partir dos 6 meses, se o o bebé já estiver pronto para comer), mas a introdução tem de ser feita com alguns cuidados. Assim que introduzir frutos secos na alimentação do bebé pode começar a adicionar ocasionalmente leite de amêndoas ou manteiga de amêndoas às papas do bebé.

Receita

Ingredientes

Para as papas de aveia:

1/2 chávena de aveia

1 chávena de água

1 a 2 colheres de sopa de leite vegetal

Para o puré de abóbora:

1/4 chávena de abóbora

1/4 chávena de maçã

1 pitada de canela

1 pitada de gengibre em pó

1 cravinho

Água

1 colher de chá de mel / xarope de ácer (apenas para crianças com mais de 2 anos)

Modo de preparo

Idealmente, deve demolhar a aveia (2 a 4 horas), para reduzir os fitatos.

Cozer a aveia apenas em água. Pode adicionar um pau de canela para dar sabor se quiser.

Quando a aveia estiver pronta, triturar com o leite vegetal, adicionando uma colher de sopa de cada vez.

Cortar a abóbora e a maçã em pedaços pequenos.

Noutra panela, cozer a abóbora e a maçã com as especiarias e o mel caso esteja a utilizar.

Quando estiverem bem cozidas, retirar o cravinho e esmagar com um garfo ou triturar.

Servir a papa de aveia com o puré de abóbora por cima ou misturar.

DICA PARA REDUZIR O TEMPO NA COZINHA

Enquanto a aveia demolha, cozer a fruta. Na mesma panela que cozeu a fruta sem lavar, cozer a aveia. Se for triturar a fruta, pode triturar a aveia também no mesmo recipiente sem ter de lavar ou passar por água.

Ideias para servir

1 colher de chá de manteiga de amêndoas

Banana às rodelas

Granola caseira (apenas para crianças a partir dos 2 anos e os frutos secos tem de estar bem cortados).

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: