fbpx

Cá em casa adoramos grão de bico e faço-o pelo menos uma vez mês. O grão de bico é cheio de nutrientes, saboroso e super versátil. Pode ser comido em saladas, adicionado em sopas, cozido com bacalhau, ensopado como feijão ou em pasta como este húmus. Esta receita de húmus é fantástica! É muito fácil e rápida de fazer e leva apenas 7 ingredientes. Pode ser consumida por bebés a partir de 9 meses. E damos mais duas opções deliciosas além da receita base.

Receita de húmus base

Receita de húmus vermelho

Receita de humus cor-de-rosa

Por quê esta receita é tão boa

O húmus é uma pasta de grão de bico e por isso é super nutritivo. É ainda um prato muito versátil. Serve como snack ou lanche, acompanhado de vegetais crus, torradas ou tortilhas, como acompanhamento de um segundo prato ou para barrar no pão (no lugar da maionese por exemplo).

O húmus também congela muito bem. Faço sempre quantidades grandes e congelo em doses individuais para lanches. É uma ótima opção para a lancheira das crianças.

Benefícios para a saúde

O grão de bico é uma fonte excelente de proteínas (19g de proteína em 100g!) e fibras, o que o torna uma ótima opção para quem não come (ou está a reduzir a quantidade de) carne. São uma fonte muito saudável de hidratos de carbono, sendo por isso uma boa alternativa ao arroz ou massa. É também rico em muitos nutrientes especialmente ferro, magnésio e vitamina B6.

A beterraba é rica em betaína, um tipo de antioxidante, além de nutrientes como manganês, folato e vitamina B2. A beterraba também é uma boa fonte de potássio (importante para os ossos e músculos).

O pimento vermelho é um dos alimentos mais ricos em vitamina C (importantíssima para fortalecer o sistema imunitário). Além da vitamina C, o pimento também tem vitamina B6 (formação de glóbulos vermelhos), vitamina K1 (coagulação do sangue e a saúde dos ossos), potássio (saúde do coração), folato (muito importante durante fases de crescimento acelerado como a gravidez, infancia e adolescencia), vitamina E (essencial para nervos e músculos saudáveis) e vitamina A.

Quem pode consumir

Bebés a partir de 9 meses, se fizer sem sal. Não usar grão em lata para bebés com menos de 2 anos.

Receita de húmus base

Ingredientes

2 chávenas de grão de bico cozido

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de limão

1/4 chávena de azeite

1 colher de sopa de tahine (opcional)

1 colher de chá de cominho

Sal e pimenta a gosto

Água do cozimento do grão suficiente para bater

Modo de preparo

Visite este post para veres o passo a passo para cozer o grão.

Num processador juntar todos os ingredientes e duas colheres de sopa de água do cozimento do grão ou água. Bater. Se for necessário mais água, adicionar 1 colher de sopa de cada vez. Ajustar os temperos se necessário.

Dicas

Congelar em doses individuais. Depois é só descongelar e regar com azeite antes de servir. Comer com palitos de cenoura e pepino (ambos cozidos se for para bebés pequenos).

Para os mais pequenos, podes servir também com puffs de milho (veja as melhores opções destes puffs neste post).

Receita de húmus vermelho

Ingredientes

2 chávenas de grão cozido sem água

1 pimento vermelho pequeno

2 tomates chucha/cherry

1 cebola pequena

1 cenoura baby

1 dente de alho

1 colher de chá de cominhos

1/4 colher de chá de páprica defumada

2 colher de sopa de limão

¼ chávena de azeite

1 colher de sopa de tahine (opcional)

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Retirar a semente dos pimentos e cortar em pedaços. Cortar os tomates, cebola e cenoura em pedaços. Juntar tudo num recipiente com uma colher de sopa de azeite e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 30 minutos ou até os legumes estarem ligeiramente chamuscados.

Deixar os legumes arrefecer. Depois juntar todos os ingredientes (incluindo o azeite que ficou dos legumes) num processador e bater até ficar cremoso.

Dicas

Não é necessário adicionar água a este humus porque o pimento e o tomate já têm água.

Este húmus também fica delicioso como molho para uma massa.

Receita de húmus cor-de-rosa

Ingredientes

2 chávenas de grão cozido sem água

1 beterraba média

2 dente de alho

1 colher de chá de cominhos

2 colher de sopa de limão

¼ chávena de azeite

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 180 graus

Descascar, cortar a beterraba

Envolver a beterraba em papel de alumínio e fechar os lados (como se fosse um rebuçado).

Assar durante 1 hora ou até conseguir espetar a beterraba com um garfo.

Abrir o papel de alumínio e deixar a beterraba arrefecer.

Triturar a beterraba num processador até virar puré.
Adicionar os restantes ingredientes e triturar.

Dicas

A beterraba fica mais saborosa assada, mas para uma versão mais rápida deste húmus pode cozer a beterraba em água ou no vapor.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: