fbpx

Como fazer manteiga de sementes de girassol

Neste artigo ensinamos a fazer manteiga de sementes de girassol, uma ótima forma de adicionar as sementes de girassol à alimentação do bebé desde os 6 meses.

A manteiga de amendoim, assim como as outras manteigas de oleaginosas, tornaram-se muito populares nos últimos anos. Mas um bebé ou criança alérgica não pode consumir, e as manteigas de sementes são uma excelente alternativa.

E mesmo para bebés e crianças que não são alérgicas, esta manteiga é uma ótima forma de introduzir as sementes de girassol na alimentação do bebé. As sementes de girassol são um alimento muito nutritivo, rico em proteína, fibras, gorduras e vitamina E, além de várias outras vitaminas e minerais, incluindo ferro.

Esta manteiga de sementes de girassol é muito fácil de fazer. Leva apenas sementes tostadas, sem qualquer aditivo. As sementes de girassol têm um gosto ligeiramente amargo, o que confere um gosto amargo à manteiga. É por isso que a maioria das receitas são feitas com algum tipo de açúcar (normalmente não refinado).

No entanto, e como esta é uma receita para bebés e crianças, leva apenas sementes. Que são tostadas antes de serem trituradas e isso permite que não seja necessário o uso de qualquer óleo. Se tem uma criança mais velha que não gosta do sabor, pode tentar misturar com um pouco de manteiga de amendoim ou de manteiga de amêndoas.

Além de ser muito fácil de fazer, esta manteiga de sementes de girassol é muito mais barata que as manteigas que se vendem no supermercado. Só precisa de um processador de alimentos. Depois, guarde-a num frasco de vidro com tampa no frigorífico por até um mês.

Quando começa a triturar as sementes, primeiro elas vão formar uma farinha (pare aqui se quiser fazer ou tirar parte da farinha para acrescentar à comida do bebé). Depois começa a formar uma massa muito consistente que vai se unir e formar uma bola no processador. Não precisa adicionar óleo, é mesmo assim o processo! Por fim, a massa vai começando a ganhar consistência de manteiga e ficando cada vez mais suave. Este processo leva entre 5 a 10 minutos. Se o processador for de baixa qualidade pode levar mais tempo.

Misturar sementes ou oleaginosas na manteiga

Se o bebé ainda não foi exposto a todas as sementes ou oleaginosas, evite mistura-las para fazer manteiga. Embora a alergia a sementes seja incomum, em teoria qualquer alimento pode causar alergia. E se o seu bebé tiver alguma reação alérgica, pode ser mais difícil identificar o alimento que causou a reação.

Depois do bebé ter sito exposto a sementes e oleaginosas, pode combinar várias sementes ou uma semente e uma oleaginosa. Isto pode ajudar a mascarar o sabor amargo das sementes de girassol. Algumas ideias:

Duas sementes: Girassol e abóbora

Mix de sementes: Girassol, abóbora, chia e linhaça

Semente e oleaginosa: Girassol e amêndoas

Como fazer manteiga de sementes de girassol

Aprenda a fazer manteiga de sementes de girassol de forma fácil, rápida e barata. Pode introduzir as sementes em forma de manteiga na alimentação do bebe a partir dos 6 meses, sempre misturada em papas, iogurte ou em preparos como panquecas, muffins, bolos.
Prep Time 10 mins
Cook Time 13 mins
Course Lanche
Cuisine Sem glúten, Vegan
Servings 400 ml

Utensílios

  • Processador de alimentos

Ingredientes
  

  • 3 cups sementes de girassol
  • 2 a 4 tâmaras Medjool (opcional; +12 meses)

modo de preparo
 

  • Pré-aqueça o forno a 180 graus.
  • Espalhe as sementes de girassol uniformemente em uma assadeira.
  • Asse por 10 a 15 minutos, ou até as sementes dourarem levemente. Mexa ocasionalmente para evitar que as sementes queimem.
  • Triture as sementes até formar uma manteiga. Este processo leva normalmente 5 a 10 minutos. Raspe as laterais do processador sempre que necessário.

Notas

Guarde a manteiga de sementes de girassol em um recipiente de vidro com tampa no frigorífico por até um mês.
Como acontece com a maioria das manteigas naturais de oleaginosas e sementes, um pouco de óleo pode se separar da manteiga com o tempo. Se isso acontecer, só precisa misturar a manteiga com uma colher para incorporar novamente o óleo.
Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: