fbpx

Pesto de espinafres e abacate

Há algumas receitas que valem a pena ter guardadas para aquelas noites em que chegamos a casa e temos poucas coisas para cozinhar. Tenho sempre algum tipo de massa na despensa e espinafres no congelador – já me salvaram a vida muitas vezes! Quando tenho abacate em casa, esta é a minha receita de salvação e à qual recorro sempre quando tenho pouco tempo, mas ainda assim quero dar uma refeição nutritiva à minha filha. 

Criei esta receita durante a gravidez num dia em que cheguei a casa tarde e cheia de fome e tinha pouco mais que abacate e espinafres em casa. Usei a ideia por trás do molho pesto de manjericão (que na verdade pode ser feito com qualquer folha verde escura, incluindo a rama da cenoura!) e fui ajustando até chegar a este creme.

Dicas para reduzir o desperdício alimentar.

Este creme de abacate e espinafres é vegan, muito rápido e fácil de fazer, nutritivo e fica delicioso como molho para uma massa ou esparguete. É uma refeição completa, mas pode acompanhar com carne, outros vegetais ou salada. 

Quem pode consumir

Bebés a partir dos 12 meses, se já tiverem sido expostos a frutos secos. Pode sempre excluir as nozes da receita para bebés mais pequenos. Excluindo o parmesão, esta receita pode ser consumida por bebés a partir dos 9 meses. O parmesão é totalmente opcional e este creme fica delicioso sem ele. 

Massa com pesto de espinafres e abacate

Receita

Ingredientes

1 abacate maduro

1 chávena de espinafre congelado

½ chávena de pinhões ou nozes1

1 dente de alho

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de limão

½ a 1 chávena de água

Sal e pimenta.

Opcional (para bebés acima de 12 meses): 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado 

Opcional: Algumas folhas de manjericão ou salsa

Modo de preparo

Cozer o espinafre em água, mais ou menos 5 minutos.

Quando estiver macio, escorrer o espinafre, retirando toda a água do cozimento (o espinafre acumula muita água por isso o ideal é espremer com a mão ou com um garfo).

Adicionar todos os ingredientes num robot de cozinha e triturar.

Ajustar o sal e pimenta.

Servir com massa.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: