fbpx
guacamole-5-minutos

Guacamole em 5 minutos

Esta é a melhor receita de guacamole que vai encontrar! É 100% natural e cheia de sabor. Só leva 6 ingredientes e o único utensílio de cozinha que precisa é um garfo.

Abacate vs Avocado

Esta receita é idealmente feita com avocado, mas também pode ser feita com abacate. Em baixo, explicamos as diferenças.

Os avocados são pretos e a casca é irregular

O abacate é verde por fora, tem a casca lisa. O avocado é mais pequeno, tem a casca preta e mais áspera. Enquanto antigamente era mais fácil encontrar abacates no supermercado, hoje em dia encontram-se os dois facilmente em qualquer supermercado. Normalmente, os avocados são importados, mas em Portugal também já se produzem avocados e aparecem em algumas alturas do ano nos supermercados biológicos ou mesmo no Lidl.

Como saber se um abacate está maduro

Os avocados estão no ponto quando são macios ao toque (sem afundar) e quando retirar o caule, o buraco deve ter cor esverdeada. Se o buraco estiver preto é porque o abacate está passado. Se estiver muito claro e o abacate estiver duro ou o avocado estiver verde por fora, é porque ainda está muito verde. Deve sempre comprar avocados que ainda tenham o caule preso.

Já o abacate está maduro quando tem alguns riscos pretos por fora e está macio ao toque. Se estiver muito verde e muito duro não está pronto para ser consumido.

Porquê esta receita é tão boa

Guacamole é um prato que não falha nunca. Seja para acompanhar segundo prato, para o lanche ou para servir numa festa, esta receita é sempre um sucesso.

Este guacamole faz-se em menos de 5 minutos: é só cortar os ingredientes e misturá-los! É ótimo para usar aqueles abacates que já estão maduros na despensa e é muito, muito saborosa.

É também feita apenas com ingredientes naturais e saudáveis, ao contrário da maior parte dos guacamoles prontos que se compram no supermercado.

Benefícios para a saúde

O abacate é considerado um super-alimento e por isso tem ganhado tanta popularidade nos últimos anos. Os abacates contêm bastante potássio, fibras alimentares e “gorduras boas” (ácidos graxos monoinsaturados), que diminuem o LDL ou colesterol “ruim” e aumentam o HDL ou colesterol “bom”.

Quem pode consumir

Bebés a partir de 1 ano. Bebés a partir de 9 meses podem consumir, excluindo o sal e pimenta.

Receita

Ingredientes

2 avocados ou 1 abacate grande

1 tomate pequeno

½ cebola roxa

2 colheres de sopa de coentros

½ lima 

2 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cortar os avocados ao meio, remover o caroço e com uma colher retirar a pele.

Numa tigela ou prato fundo, amassar os avocados com um garfo. 

Picar bem o tomate, a cebola e o coentro.

Misturar tudo e temperar com a lima, azeite, sal e pimenta.

Substituições

Se não tiver lima, pode usar limão. Se não tiver cebola roxa, usar cebola doce ou não usar cebola. A cebola normal é muito forte e vai dominar o sabor do guacamole.

Para bebés mais pequeninos ou crianças selectivas, o guacamole pode ser feito apenas com abacate, azeite e lima.

Dicas

Servir com chips de milho, chips de batata doce no forno ou chips de tortilha caseiros. Para fazer chips de tortilha caseiros, cortar tortilhas de trigo (wraps) que se compram no mercado em triângulos. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por 5 minutos ou até estarem douradas.

Este guacamole é o acompanhamento perfeito para o nosso chili vegetariano.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: