fbpx

Esta maionese vegan não é só uma opção fantástica para bebés e crianças com dietas vegan ou vegetarianas. Também é uma alternativa excelente para bebés e crianças alérgicas ao ovo.

A maionese de compra é um alimento processado e cheio de óleo vegetal. Se optar por fazer em casa, a maionese leva gema crua e por isso nenhuma é uma boa opção para bebés e crianças pequenas. Esta versão pode ser oferecida como substituto e é bem mais saudável. Pode ser consumida por bebés a partir dos 12 meses.

A castanha de caju é a oleaginosa com sabor mais neutro e por isso é extremamente versátil. Pode ser usada para fazer maionese e molhos salgados vegan. Mas também é ótima para fazer doces, como é o caso desta cobertura de bolo.

Esta receita de maionese vegan é feita apenas com castanhas de caju cruas e sem sal, azeite, temperos e especiarias. Se excluir a mostarda, pode facilmente oferece-la antes dos 12 meses.

Experimente faze-la com um pouco menos de água, para ficar com uma consistência de pasta/patê e ofereça ao bebé barrada numa tira de pão torrado, misturada numa massa ou para servir com vegetais assados por exemplo. É uma ótima forma de introduzir o caju, que está na lista dos alergénicos comuns.

Veja como introduzir alimentos que podem causar alergia.

Maionese de castanha de caju

Esta maionese é vegan e é uma opção deliciosa e mais saudável que a maionese comum. Ideal para bebés a partir dos 12 meses e crianças pequenas. Mas com algumas adaptações pode ser oferecida a partir dos 6 meses (ver notas)
Prep Time 30 mins
Cook Time 10 mins
Course Molhos
Cuisine Sem ovos, Vegan
Servings 4 pessoas

Utensílios

  • Processador de alimentos ou liquidificadora

Ingredientes
  

  • 1 cup castanhas de caju
  • 2 colheres de sopa azeite
  • 2 colheres de sopa sumo de limão
  • 1 colher de chá mostarda dijon
  • 1 dente de alho (ou 1 colher de chá de alho em pó)
  • 60 a 120 ml água para triturar
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • 2 colheres de sopa coentros (opcional; para uma maionese verde)

modo de preparo
 

  • Demolhe as castanhas de caju em água a ferver por pelo menos 30 minutos.
    Quanto mais tempo ficarem demolhadas, mais macias ficam.
  • Coe as castanhas de caju, picar o alho e junte todos os ingredientes num processador de alimentos ou liquidificadora.
    Comece por juntar 60 ml de água e adicione mais aos poucos até obter a consistência desejada.
  • Triture durante vários minutos até obter uma consistência bem cremosa.
  • Ajuste o sal e a pimenta e triturar mais um pouco se necessário.
  • Guarde num recipiente de vidro com tampa no frigorífico por até 1 semana.

Notas

Para adaptar esta receita para bebés com menos de 12 meses, exclua a mostarda e o sal.
Pode usar a maionese de castanha de caju para barrar numa tira de pão torrado, para misturar a uma massa ou para servir ao lado de tiras de vegetais assados (como dip).
Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: