fbpx
manteiga de amendoas

Como fazer manteiga de amêndoas caseira

Depois de fazer esta receita, nunca mais vai comprar manteiga de amêndoas pronta. Porquê? Porque esta manteiga de amêndoas leva 30 minutos a ficar pronta, leva apenas dois ingredientes e é muito mais barata que as manteigas que encontra no supermercado (quase metade do preço!).

As amêndoas são consideradas um super alimento e não é por acaso. As amêndoas têm um perfil nutricional incrível: são cheias de proteína, vitamina E (protege suas células e tecidos contra danos e é importante para a saúde dos glóbulos vermelhos), manganês (ajuda na formação de ossos e tecidos, além de auxiliar a absorção de cálcio e regulação do açúcar no sangue), magnésio, além de cobre, vitamina B2 (riboflavina) e fósforo.

Quem pode consumir

Bebés a partir de 1 ano. Bebés a partir dos 6 meses podem consumir excluindo as tâmaras (é importante que o bebé não tenha histórico de alergias na família e que a introdução a alergénicos como a amêndoa seja feita de acordo com indicações médicas) 

Receita

Ingredientes

500g de amêndoas com ou sem pele

2 tâmaras sem caroço (opcional)

Pitada de sal

Método de preparo

Pre-aquecer o forno a 180 graus. 

Pôr as tâmaras de molho em água a ferver.

Espalhar as amêndoas para uma assadeira com papel vegetal de forma a que não fiquem sobrepostas.

Assar por 10-15 minutos ou até ganharem um pouco de cor (se forem sem pele elas devem ficar num tom bege mas não castanho).

Retirar a assadeira do forno e deixar arrefecer.

Adicionar as amêndoas a um processador e juntar as tâmaras sem a água e uma pitada de sal.

Processar durante 30-45 minutos ou até atingir a consistência desejada.

No início, é importante parar algumas vezes e raspar as paredes do processador para ficar com uma manteiga de amêndoas consistente.

Substituições

Pode substituir as amêndoas sem pele por amêndoas com pele, mas a manteiga vai ter um sabor diferente. Pode também combinar amêndoas com outras nuts, como castanha de caju.

Dicas

Esta manteiga de amêndoas pode ser servida de diversas formas: numa torrada, com panquecas de banana, misturada às papas de aveia ou millet ou ao iogurte. Mas a melhor forma de comer é mesmo com banana e granola. Neste artigo ensinamos como fazer essa banana assim como outros 4 lanches em menos de 5 minutos.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: