fbpx

Molho de tomate assado

Molho de tomate é supreendentemente fácil de fazer. Dá ainda para fazer em grandes quantidades e congelar. Assim tem sempre molho de tomate caseiro e nutritivo à mão.

Há várias coisas que me fazem adorar este molho: está cheio de vegetais escondidos, tornando-o mais nutritivo e perfeito para bebés em fase de selectividade alimentar ou crianças difíceis para comer. E dá muito pouco trabalho para fazer: é só cortar os vegetais, assar e triturar.

Nesta receita uso cebola roxa, cenoura e pimentos. A cenoura traz o doce que permite cortar a acidez do tomate e o pimento, além das vitaminas, traz muito sabor ao molho. Mas pode usar outras combinações se quiser. A beterraba, por exemplo, combina muito bem com este molho. A curgete têm sabor neutro e podem ser facilmente adicionadas também.

Este molho é excelente para fazer a receita de massa à bolonhesa que temos no blog.

Receita

Rende 500ml mas pode facilmente duplicar esta receita

Ingredientes

1 kg de tomates

1 cebola roxa

1/2 pimento vermelho

1 cenoura pequena

Azeite a gosto

Sal e pimenta a gosto

Opcional: folhas de manjericão fresco

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Cortar os vegetais grosseiramente e dispor numa assadeira.

Regar com um pouco de azeite e assar por 30-45 minutos.

Adicionar as folhas de manjericão e triturar.

Como conservar

Num frasco esterilizado este molho dura até 5 dias no frigorífico.

Pode ainda congelar em porções individuais. Use formas de muffins, formas de gelo ou frascos de vidro. Se usar frascos de vidro não pode enche-los demasiado por o líquido expande e parte o vidro.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: