fbpx

Molho de tomate caseiro

Porque esta receita é tão boa

A maior parte dos molhos de tomate que se encontram no supermercado têm muito mais do que tomate. A maior parte deles têm açúcar e aditivos. Bebés com menos de dois anos não devem, por isso, consumir molhos de tomate prontos, e mesmo crianças mais velhas devem consumi-los com moderação.

A boa notícia é que fazer este molho de tomate é muito fácil, ele não tem açúcar e pode ser congelado em doses individuais para ter sempre à mão. Este molho é muito versátil e pode ser usado para fazer uma massa simples com molho de tomate – prato que as crianças normalmente adoram -, mas também pode ser usado numa lasanha, num chili vegetariano, num caril, como molho da pizza e em tantos outros pratos.

Benefícios para a saúde

O tomate é uma excelente fonte de vitamina C (sistema imunitário), potássio (necessário para a função celular normal), folato (crescimento saudável das células e tecidos e muito importante em períodos de crescimento rápido como é a infância) e vitamina K (coagulação do sangue, prevenindo hemorragias).

O manjericão é bom para a digestão, tem propriedades anti-inflamatórias e promove a saúde intestinal. 

Quem pode consumir

Bebés a partir dos 6 meses. É necessário excluir o sal e a pimenta para bebés com menos de 12 meses.

Variações deste molho de tomate: molho de tomate e vegetais e molho de tomate rápido.

Receita

Ingredientes

1,6 kg de tomate (qualquer um serve mas eu prefiro o de rama)

4 dentes de alho

1 molho de manjericão

Azeite

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Fazer um x em cada tomate (na parte de baixo) e escaldá-los. Isto vai permitir que a casca saia facilmente.

Escorrer o tomate e deixar arrefecer.

Retirar a casca, esmagar grosseiramente.

Numa panela com um fio de azeite refogar o alho por 5 minutos ou até estar dourado. 

Adicionar o tomate e metade do manjericão grosseiramente picado, esmagar o tomate com a colher de pau e deixar cozinhar.

Quando o molho ferver, deixar em fogo baixo (a borbulhar lentamente) por 30 a 45 minutos. 

Adicionar o restante manjericão e desligar o fogo. Deixar arrefecer. 

Adicionar sal e pimenta a gosto. Processar tudo com uma varinha mágica ou no liquidificador. Passar para uma garrafa de vidro  ou recipiente de vidro esterilizado. 

O ideal é consumir logo ou separar em vários recipientes e congelar em porções individuais.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: