Este molho é uma variação do molho de tomate caseiro. Foi pensado para os bebés e crianças, mesmo para os mais chatos a comer, porque têm muitos vegetais escondidos mas não se sente a diferença. Com 6 vegetais, além do tomate, este molho de tomate é cheio de vitaminas e minerais.
Dá um pouco mais de trabalho do que o molho de tomate simples, mas isto é facilmente contornado, usando um robot de cozinha para picar os vegetais. Este molho de tomate e vegetais é perfeito para uma lasanha vegetariana, para acompanhar massa ou para uma bolonhesa.
Pode ser consumido por bebés a partir dos 6 meses, excluindo o sal e pimenta. O sal e pimenta só devem ser adicionados nas receitas para bebés a partir dos 12 meses. Este molho é uma opção muito nutritiva e os bebés e crianças costumam adorar massa com molho de tomate, mas este molho não deve substituir a oferta dos vegetais separadamente, especialmente durante a fase de introdução da alimentação complementar entre os 6 e 2 anos, período em que o bebé está a conhecer os alimentos e a definir os seus gostos.
Guia de introdução da alimentação complementar do bebé.

Receita
Ingredientes
1,6 kg de tomate (qualquer um serve mas eu prefiro o de rama)
2 dentes de alho
1 cebola
1 alho francês pequeno
1 beterraba pequena
1 talo de aipo
1 cenoura
1 pimento vermelho pequeno
1 molho de manjericão
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Fazer um x em cada tomate (na parte de cima) e escaldá-los. Isto vai permitir que a casca saia facilmente.
Escorrer o tomate, deixar arrefecer e retirar a casca.
Na mesma água do tomate cozer a beterraba (quanto menores os pedaços, mais rápido é o cozimento).
Num robot de cozinha triturar a cebola, alho, cenoura, aipo e pimento.
Picar o alho francês à mão.
Numa panela com azeite, adicionar a mistura de vegetais picados e refogar durante 30 minutos misturando algumas vezes.
Juntar os tomates sem casca a beterraba e o manjericão.
Esmagar os tomates com a parte de trás da colher e deixar cozinhar.
Quando ferver, reduzir e deixar cozinhar por mais 30 minutos em fogo baixo.
Desligar o fogo e deixar arrefecer.
Adicionar sal e pimenta a gosto. Processar tudo com uma varinha mágica ou no liquidificador. Passar para uma garrafa de vidro ou recipiente de vidro esterilizado.
O ideal é consumir logo ou separar em vários recipientes e congelar em porções individuais.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.