Este pesto de couve não só é uma forma de dar uso a alimentos em fim de vida e reduzir desperdício alimentar, mas também é uma ótima alternativa ao pesto de manjericão para o inverno, quando é mais difícil encontrar manjericão fresco à venda.
Esta receita requer apenas 7 ingredientes e fica pronta em menos de 10 minutos, por isso é perfeita para um jantar rápido durante a semana. Misture a uma massa ou ao grão-de-bico e sirva com bifes de frango grelhado ou tofu grelhado, para uma versão vegan. É super versátil, então você não terá problemas para encontrar maneiras de usá-lo. Congele o molho que sobrar para ter pesto pronto sempre à mão.
Como é feita sem queijo parmesão, pode ser oferecida a bebés desde os seis meses, contando que o bebé já tenha sido exposto à castanha de caju (que é um alergénico comum).
Ingredientes para o pesto de couve
Couve à escolha: Folhas e talos. Já fiz várias versões deste pesto, com acelga, couve kale e couve galega. Também pode fazer com uma mistura de verdura ou uma verdura e ervas aromáticas. Como uso os talos, é importante escaldar a couve previamente
Sementes de girassol: O pesto original é feito com um fruto gordo, normalmente pinhão. Aqui substituo metade por sementes de girassol. Isto permite reduzir o custo, mas também altera o sabor e os nutrientes da receita. Além de ser uma forma de acrescentar mais sementes à alimentação do bebé, que representam risco de engasgamento se oferecidas inteiras.
Castanha de caju: mas pode substituir por qualquer outro fruto gordo.
Levedura nutricional: é um excelente substituto do queijo parmesão, que tem muito sal para bebés e crianças pequenas. Mas se tem crianças mais velha, e se consome produtos de origem animal, pode substituir por queijo parmesão na mesma quantidade. Mais sobre a levedura nutricional aqui.
Azeite, limão e alho: Para dar sabor ao pesto. Se onde vive o azeite é muito caro, pode substituir por óleo de abacate ou óleo de grainha de uva.
Como conservar o pesto
Coloque o pesto em cuvetes de gelo (as cuvetes com tampa são excelentes!) ou em formas de muffins de silicone. Se usar formas de muffins ou cuvetes sem tampa, deixe o pesto congelar pelo menos 4 horas e depois transfira os cuvos de gelo para um saco apropriado para o congelador. Pode ser congelado por até 3 meses.
Como usar molho pesto
Retire a quantidade que for usar e descongele diretamente no microondas ou num tacho, aqueça e sirva como preferir.
Pode juntar a uma massa, ou mesmo a uma massa de leguminosas para nutrientes extra. Veja aqui as melhores massas para bebés. No final acrescente alguns tomates cereja cortado em 4 na vertical, nozes esmagadas e pedaços de frango ou frango desfiado.
Pode também usar o molho pesto para temperar uma salada de grão de-bico, para misturar ao bulgur ou cuscuz cozido ou mesmo servido com o frango ou bife grelhado.
O pesto também é uma excelente opção para servir com o pão numa festa ou como entrada.

O meu primeiro gnocchi
Utensílios
- 1 Processador de alimentos
Ingredientes
- 2 chávenas batata-doce cozida e amassada (pode ser um pouco mais)
- 1 1/2 chávena farinha de trigo + para polvilhar
- sal e pimenta preta q.b.
modo de preparo
- Levar um tacho ao lume com água.
- Descascar a batata e cortar em pedaços
- Quando a água ferver, cozer a batata até estar bem macia.
- Coar e deixar arrefecer. Reservar o tacho com a água.
- Amassar bem a batata-doce e medir duas chávenas. Transferir a batata para uma tigela.
- Aquecer novamente a água do cozimento da batata até ferver.
- Juntar 1 chávena de farinha e misturar a massa com as mãos. Ir adicionando mais farinha aos poucos até obter uma massa macia, mas que não cole nas mãos.
- Dividir a massa em quatro e esticar formando um rolo.
- Cortar os gnocchis em pedaços.
- Quando a água ferver, reduzir o lume para médio e juntar alguns gnocchis.
- Os gnocchis afundam e quando estiverem cozidos sobem e ficam a boiar. Nesse momento, retirar os gnocchis e colocar num prato ou travessa.
- Ter outro tacho com o molho ao lado em lume baixo, e ir adicionando os gnocchis.
- Servir os gnocchis com o molho de tomate e manjericão picado e queijo parmesão ralado (uma pitada de leveruda nutricional para bebés com menos de 2 anos) por cima. Alternativamente, pode servir com um pouco de pesto e queijo ou saltear o gnocchi com azeite e espinafres, espargos, ervilhas ou courgettes.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.
Esta página parece-me que tem a receita trocada, onde estará a receita do pesto?
obrigada pelo feedback! Vou já ver o que se passa!