fbpx

Pesto de manjericão

O pesto é um salva vidas na cozinha. É rápido de fazer, tem poucos ingredientes, tem imenso sabor e congela muito bem! Aliás congelar de forma correcta permite que tenha sempre pesto pronto à mão sem precisar comprar versões prontas, que muitas vezes levam mais do que os ingredientes necessários. 

Para um jantar em menos de 15 minutos, coza massa, sirva com pesto e mais queijo ralado por cima, mozarela fresca em pedaços ou ricota.

Nesta receita temos a versão clássica de pesto (que só pode ser oferecida a bebés com mais de 1 ano) e damos uma versão para bebés com menos de 12 meses.

O que é um pesto?

O pesto é um molho italiano originalmente feito com folhas de manjericão com pinhões, alho, queijo parmesão ou pecorino ralado e azeite. Mas o pesto na verdade pode ser feito com (quase) qualquer folha verde. Aqui ficam algumas sugestões:

Pesto de salsa

Pesto de coentros e amendoim

Pesto de kale

Pesto de espinafres

Que frutos secos usar

A receita original do pesto leva pinhões mas os pinhões são muito caros e difíceis de encontrar. Então normalmente faço este pesto com nozes, mas pode usar outro fruto seco ou uma mistura.

Quem pode consumir

Por levar queijo, só pode ser oferecido a bebes acima dos 12 meses. Mas damos uma versão para bebés com menos de 12 meses.

Receita

Ingredientes

2 chávenas de manjericão

100 ml de azeite

1/4 chávena  de nozes ou pinhoes ou mix de frutos secos

3 dentes de alho 

¼ chávena parmesão ou pecorino1

2 colheres de sopa salsa (opcional; dá uma cor verde mais bonita ao pesto)

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Tostar o alho com a casca numa frigideira2 durante mais ou menos 8 minutos. Quando estiver frio retirar a casca. 

Na mesma frigideira tostar os pinhões ou nozes até estarem dourados, por aproximadamente 4 a 5 minutos. 

Adicionar todos os ingredientes exceto o parmesão a um robot de cozinha. Processar tudo exceto parmesão com ½ colher chá de sal. Adicionar o parmesão e adicionar mais sal e pimenta se necessário. 

Guarde em um recipiente hermético no frigorífico por até 3 dias.  No congelador dura 3 meses.

Receita para bebes com menos de 12 meses

Ingredientes

2 chávenas de manjericão

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de limao 

1/4 chávena  de mix de sementes de girassol e sementes de abóbora

3 dentes de alho

2 colheres de sopa salsa 

Opcional: adicionar ½ abacate

Modo de preparo

O mesmo procedimento que com o alho e depois triturar tudo no processador.

Se usar abacate dê ao bebé no mesmo dia ou congele. Sem o abacate pode durar até 3 dias no frigorífico

Notas:

1Cuidado com o queijo ralado de pacote porque muitos deles tem muito mais ingredientes além do queijo. O melhor queijo ralado para usar é o queijo parmesão ou pecorino comprado em pedaço e ralado na hora.

2Tostar o alho permite que o pesto fique saboroso mas sem o gosto exagerado de alho. Tostar os frutos secos  faz com que eles libertem os seus óleos aromáticos dando mais complexidade ao sabor do pesto (e aos sabor de qualquer outra comida). 

Como congelar pesto

Há duas forma de congelar o pesto:

Em formas de gelo: Adicione o pesto às formas de gelo e congele. Depois retire os cubos de pesto congelados e transfira-os para um saco com fecho ou recipiente com tampa.

Em papel vegetal: Aprendi esta forma de congelar pesto com o Jamie Oliver. Transfira o pesto para uma folha de papel vegetal e enrole-o como se fosse um rebuçado. Leve ao congelador durante 30 minutos. Retire do congelador corte o pesto em fatias com uma faca e guarde as fatias num saco com fecho ou recipiente com tampa.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: