fbpx

6 receitas ricas em ferro para dar ao bebé

Confira as receitas ricas em ferro que sugerimos neste artigo. Deliciosas, fáceis de fazer e apropriadas para bebés a partir dos 6 meses.

Já falamos sobre ferro algumas vezes no blog (como aqui e aqui). Mas o ferro é muito importante na alimentação do bebé, especialmente até aos 2 anos e a falta dele pode ter consequências graves no desenvolvimento infantil.

O bebé nasce com uma reserva de ferro que se esgota por volta dos 6 meses. Como essa reserva depende de vários factores, em alguns casos ela pode esgotar-se antes.

O leite materno, que é a principal fonte alimentar até aos 12 meses, é pobre em ferro. E por isso é tão importante começarmos a introdução da alimentação complementar do bebé aos 6 meses. Para sermos mais exatas, aos 9-11 meses de idade, a proporção (de ingestão recomendada) de ferro que precisa ser fornecida por alimentos complementares é de 97%. (Dewey, 2001)

Também é muito importante incluir fontes de ferro em pelo menos 2 refeições por dia até aos 12 meses, e em todas as refeições até aos 24 meses.

O Ministério da Saúde do Canadá, por exemplo, recomenda que entre os 6 e os 12 meses, o bebé coma uma fonte de ferro em pelo menos 2 refeições diárias.



Por isso deixamos aqui 6 receitas ricas em ferro (com 2 opções vegan) que podem ser partir dos 6 meses.

6 receitas ricas em ferro

1. Patê de fígado (barrado no pão)

Ver receita aqui. O fígado é o alimento mais rico em ferro que há e este patê é uma forma muito fácil de oferecer fígado ao bebé, especialmente se estiver a fazer BLW. Se estiver a fazer uma introdução convencional, com papas e sopas, pode fazer o fígado como ensinamos na receita e depois triturar um pouco com uma sopa ou misturado a um puré de batata.

2. Croquetes de feijão branco e brócolos (vegan)

Ver receita aqui. Assim como o hambúrguer, os croquetes são um alimento excelente para o bebé comer sozinho, quer faça BLW quer siga uma introdução alimentar convencional. Para uma dose extra de ferro, pode acrescentar carne de frango (prefira a carne mais escura) aos croquetes, ou acompanhá-los com uma proteína animal.

3. Hambúrguer com vegetais escondidos

Ver receita aqui. A carne de de vaca é uma fonte excelente de ferro. E os hambúrgueres são uma boa forma ( e segura) de oferecer carne de vaca ao bebé logo a partir dos 6 meses em BLW. Faça mini-hambúrgueres redondos ou mais compridos e estreitos (como na foto). Opcionalmente, pode cortar uma tira da largura de 1 a 2 dedos adultos de um hambúrguer de tamanho normal.

4. Arroz de lentilhas e frango

Ver receita aqui. Tanto o frango como as lentilhas são fontes excelentes de ferro. Um estudo sugere que não só o ferro na proteína animal (ferro heme) é melhor absorvido pelo organismo, como aumenta a biodisponibilidade do ferro não heme (de fontes vegetais) em 150% quando ambos são consumidos na mesma refeição.

5. Chili com vegetais (vegan)

Ver receita aqui. As leguminosas são uma fonte excelente de ferro vegetal. Nesta receita, o feijão é combinado com pimento e tomate, ambos fontes de vitamina C, para aumentar a absorção do ferro do feijão.

6. Hambúrguer de quinoa e feijão (vegan)

Ver receita aqui. Tanto o feijão como a quinoa são duas fontes vegetais e de ferro, o que torna esta receita tão interessante para oferecer a bebés e crianças. Além disso, o formato de hambúrguer ajuda o bebé poder alimentar-se sozinho e, é uma ótima forma de oferecer feijão que inteiro, representa risco de engasgo até aos 12 meses.

Fontes:

Health Canada – Nutrition for the Health Term Infant 6 to 24 months

OMS – Guiding Principles for Complementary Feeding of the Breastfeeding Child

Dewey KG. Nutrition, growth and complementary feeding of the breastfed infant. Ped Clin N Amer 2001;48:87-104

Engelmann MD, Sandström B, Michaelsen KF. Meat intake and iron status in late infancy: an intervention study. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 1998 Jan;26(1):26-33. doi: 10.1097/00005176-199801000-00005. PMID: 9443116

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: