Esta receita de abóbora assada é deliciosa e uma ótima finger food para bebés a fazer BLW (ou introdução tradicional) desde os 6 meses.
De vez em quando adoro partilhar por aqui receitas que parecem apenas para adultos, para mostrar que é possível adaptar quase toda a comida da família para o bebé desde os 6 meses. E quer estejam a fazer baby-led weaning, que estejam a fazer introdução convencional.
Esta é uma delas: uma abóbora assada com especiarias e que depois ainda é servida com uma salada (morna) de bulgur. Parece tudo menos uma refeição de um bebé que está a começar a comer. Mas veja como consegue adaptar a refeição para o bebé em baixo.
E na verdade, introduzir temperos (variados) desde cedo ajuda a expandir o paladar do bebé e pode torná-lo mais aberto a experimentar novos alimentos e atenuar a neofobia alimentar que surge em crianças.
O que contém esta receita
Abóbora: Rica em vitamina A, mas também contém vitamina E, B6, B9 (folato), vitamina C, ferro, potássio, fibras.
Harissa: Mistura de especiarias do médio oriente. É picante e por isso deve ser evitada para bebés pequenos.
Bulgur: Acompanha a abóbora. O bulgur é um cereal integral, feito a partir do trigo. É fonte de várias vitaminas e minerais como manganês, magnésio, ferro, proteína. É também rico em fibras.
Grão-de-bico: fonte vegetal fantástica de ferro, tão importante para os bebés! É também fonte de proteína, fibras, folato, fósforo, cobre e manganês.
Romã: fonte de vitamina C, que quando combinada com o grão, aumenta a absorção do ferro.
Molho de iogurte e tahini: Delicioso e uma combinação perfeita com a abóbora ligeiramente picante. No entanto o iogurte tem cálcio, que reduz a absorção do ferro, por isso o ideal é evitá-lo nas refeições principais de bebés.
Sobre a adaptação para bebés a partir dos 6 meses
Sempre que possível fazer este exercício: em vez de pensar num prato para a família e outro para o bebé, pense em como consegue adaptar a comida da família para o bebé.
Mesmo que façam a introdução com sopas! Porque a sopa do bebé não precisa ser como a sopa que nós comemos e seguramente não precisa de ter sempre a mesma base.
Neste caso teria uma “sopa” de bulgur, grão, cebola, abóbora e coentros. Só precisa pegar em todos os ingredientes e triturar com um pouco de caldo de vegetais ou água!
E se a família não tem uma alimentação variada e equilibrada, então ter um bebé a fazer a introdução alimentar é uma ótima oportunidade para todos começarem a comer melhor!
Como adaptar este prato para bebés a partir dos 6 meses
Abóbora:
Cortar em tiras ou uma fatia divida em 2 na horizontal sem casca.
Usar pimentão doce no lugar da harissa.
Certificar-se sempre que a abóbora está bem cozida (i.e. consegue amassar com a ponta do polegar e indicador
Não usar o iogurte para bebés porque o iogurte compromete a absorção do ferro!
Bulgur:
Misturar o bulgur com o grão cozido, um pouco de tahini* e um pouco de óleo de aromáticas, e amassar com um garfo para fazer tipo um puré. Se quiser pode triturar. Juntar um pouco de leite materno e/ou abóbora amassada se necessário. Servir com uma colher.
Para a romã: Amassar com a ponta dos dedos e servir no prato. Pode servir por cima do puré ou servir separadamente.
Atenção que tahini é um alergénico (sésamo) por isso se é a primeira vez, acrescentar uma quantidade muito pequena e nunca com outro alergénico. Outros alergénicos neste prato: trigo (bulgur) e leite de vaca (iogurte).

Abóbora assada com especiarias
Utensílios
- Forno
Ingredientes
- 1 abóbora manteiga ou hokkaido
- 1/4 cup azeite (60 ml)
- 1 cl sopa harissa em pó (para bebé usar pimentão doce)
- sal q.b.
- 2 cebolas roxas
- 1/2 cup grão-de-bico cozido
Para o molho de iogurte:
- 1/4 cup iogurte
- 1 cl sopa tahini
- 1 cl chá sumo de limão
- pitada de cominhos em pó
- pitada de alho em pó
- sal e pimenta q.b.
modo de preparo
- Lavar bem a casca.
- Cortar a abóbora na vertical e retirar as sementes.
- Cortar em 4 a 6 fatias na vertical.
- Misturar o azeite com a harissa e pincelar a abóbora.
- Assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 40-50 minutos.
- A 20 minutos do fim, adicionar a cebola cortada em fatias e o grão bem seco.
- Servir com o molho de iogurte, romãs e coentros picados por cima.
Para o molho de iogurte:
- Misturar todos os ingredientes.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.