fbpx

Almôndegas asiáticas com noodles

Esta receita é uma adaptação da receita de bun cha do maravilhoso blog Tin Eats.

Adaptei esta receita para lhe retirar o açúcar das almôndegas e reduzir a quantidade de fish sauce. A minha filha começou a provar estes sabores asiáticos logo a partir dos 12 meses, mas ainda gosto de usá-los com moderação porque muitos molhos têm açúcar e outros são ultra-processados.

Faço este prato com carne de perú e noodles de espelta. Todas as substituições estão no final do artigo e pode sempre adaptar a receita ao que tem em casa. Também acrescento brócolos às almôndegas para adicionar fibras e nutrientes. Pode optar por omitir ou substituir por qualquer vegetal

Uma vez por semana aventuro-me na cozinha e faço pratos de diferentes cozinhas do mundo (mexicana, brasileira, peruana, chinesa, vietnamita, indiana, turca, libanesa, tailandesa, japonesa…). Adoro que a minha seja exposta a todos estes sabores desde cedo porque isso permite abrir o paladar dela e torná-la não só mais curiosa, como mais aberta a provar novos alimentos.

E se está com dúvida sobre quando começar a temperar a comida do bebé, a exposição a temperos começa logo aos 6 meses e há muito poucas restrições. Falamos mais sobre temperos neste artigo. No final da receita damos também as adaptações necessárias para fazer a refeição do bebé com 6 meses ou mais com base nos ingredientes desta receita e sem necessidade de fazer algo completamente diferente.

Receita

Rende 14 almôndegas

Ingredientes

1/2 embalagem de noodles de espelta

250g de carne de perú picada*

1 dente de alho grande bem picada

A mesma quantidade de gengibre picado

1/4 chávena de brócolos

2 colheres de sopa de coentros

1 pitada de fish sauce (opcional e só a partir dos 2 anos)

1 pitada generosa de molho de soja (a partir dos 12 meses)

Sal e pimenta preta a gosto

Para servir:

Cenoura em palitos finos ou ralada

Rabanetes fatiados

Coentro picado

Modo de preparo

Na panela que for cozer a massa, cozer os brócolos durante 2 a 5 minutos

Picar bem o alho e depois picar uma quantidade igual de gengibre

Num bowl, ralar os brócolos e depois juntar todos os ingredientes.

Misturar com as mãos e formar bolas com a medida de uma colher de sopa.

Depois espalmar ligeiramente as almôndegas com os dedos.

Numa frigideira com um pouco de azeite grelhar as almôndegas dos dois lados. O ideal é que caramelizem por isso é bom terem alguma cor.

Numa panela ao lado, ferver água e cozer os noodles de acordo com as instruções da embalagem.

Como servir

Num bowl adicionar os noodles (cortar ao meio se necessário), as almôndegas. Pode adicionar ainda: palitos de cenoura, rabanete e mais coentro. Temperar com um pouco de molho de soja e sumo de lima.

Adaptação bebés +6meses:

BLW: Separar um pouco da carne picada e usar todos os ingredientes exceto o molho de peixe, molho de soja, sal e pimenta. Pode retirar também o alho e gengibre caso queira ou reduzir a quantidade. Fazer as almôndegas com 1 colher de sopa e espalmá-las (tal e qual fazemos na receita principal), ou em formato de croquete. Servir com brócolos e cenoura cozida. Este noodles não são apropriados para bebés tão pequenos. Se quiser oferecer massa, opte por massas mais largas como rigatoni e coza bem.


Introdução convencional: Cozer cenoura, brócolos, a carne de perú moída e batata. Adicionar um pouco de coentros e gengibre e triturar.

Substituições

A carne de perú pode ser substituída por carne de frango ou carne de porco (a receita original)

Os noodles de espelta podem ser substituídos por noodles de arroz ou de trigo.

O molho de soja pode ser substituído por tamari, aminos de coco. Prefira um molho de soja com pouco sal e veja sempre os ingredientes (alguns têm álcool, açúcar e até corante caramelo.

Pode usar ceboletes (spring onions) no lugar do coentro ou substituir metade. Também fica delicioso.

Pode omitir os brócolos ou usar qualquer vegetal no lugar deles.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: