fbpx

Almôndegas de beringela vegan

A beringela é um vegetal extremamente versátil. Fica deliciosa grelhada, no forno, na lasanha, na moussaka ou recheada. Mas estas almôndegas, são provavelmente a minha minha forma favorita de comer beringelas. 

Uma ótima receita para bebés e crianças que não comem carne ou para as segundas sem carne, estas almôndegas de beringela são vegan, sem glúten, muito nutritivas e surpreendentemente saborosas. Não levam queijo parmesão, nem pão ralado e são sem ovos. Usamos linhaça no lugar do ovo e a base da receita é feita com beringela, grão, nozes e aveia. 

São uma opção muito nutritiva para o segundo prato do bebé ou criança, mas são um segundo prato para toda a família. Se tiver um bebé com menos de um ano, faça a receita toda sem sal e depois separar a parte do bebé e ajuste com sal a parte da família ou crianças mais velhas.

Estas almôndegas podem ser comidas apenas grelhadas, mas ficam perfeitas com molho de tomate e esparguete. Até porque todas as crianças e bebés adoram massa com molho de tomate! Uma ótima opção para adicionar ainda mais nutrientes ao segundo prato do bebé é oferecer uma massa de leguminosas no lugar do esparguete de trigo!

Almôndegas separadas para a bebé (sem sal) antes de ir ao forno

Receita

Rende 14 almôndegas

Ingredientes

1 beringela média (mais ou menos 300/400 gramas)

½ cebola roxa

1 dente de alho

1 colher de sopa de azeite

1 ovo de linhaça ou chia

¼ chávena de salsa

½ chávena de nozes

½ colher de chá de oréganos

½ colher de chá de páprica defumada

½ colher de chá de páprica doce

½ colher de chá de cominhos

Sal e pimenta preta a gosto

½ chávena de farinha de aveia

½ chávena de farinha de mandioca fina (ou mais farinha de aveia)

½ chávena de grão de bico cozido e esmagado (opcional)

Receita de molho de tomate:

Encontra a receita de molho de tomate caseiro neste artigo. Para esta receita vai precisar de metade da quantidade. O ideal é ter sempre molho de tomate congelado, então se for fazê-lo juntamente com esta receita de almôndegas de beringela, pode fazer a receita inteira e congelar metade do molho! Pode ainda optar por fazer este molho de tomate e vegetais para um segundo prato ainda mais nutritivo!

Se for usar molho de tomate pronto, certifique-se que tem apenas tomate na lista de ingredientes. A maior parte dos molhos de tomate que encontramos no supermercado têm açúcar e aditivos.

Modo de preparo

Começar por fazer o ovo de linhaça juntando uma colher de sopa de linhaça com 3 colheres de sopa de água.

Se já tiver molho de tomate pronto, aqueça-o em fogo baixo numa panela média.

Cortar a beringela em cubos pequenos.

Numa frigideira com um pouco de azeite grelhar a beringela durante alguns minutos depois juntar ¼ chávena de água, misturar, reduzir o fogo e cozinhar com a tampa até a água evaporar.

Deixar a beringela arrefecer e depois num robot de cozinha juntar todos os ingredientes exceto o grão e a farinha. 

Processar tudo até obter uma mistura homogénea.

Passar a mistura para um bowl, e adicionar o grão esmagado (com um garfo) e as farinhas.

Misturar tudo e fazer as almôndegas com as mãos.

Se fizer as almôndegas no fogão: Adicionar um pouco de azeite a uma frigideira e grelhar as almôndegas.

Se fizer as almôndegas no forno: Pré-aquecer o forno a 180 graus, adicionar as almôndegas a uma assadeira com papel vegetal e assá-las por 20 minutos. Virar as almôndegas a meio.

Depois juntar ao molho de tomate e cozinhar por mais alguns minutos para ganhar sabor. 

Servir com esparguete. 

Para bebés pequenos, cozinhar bem a massa e se necessário cortar o esparguete ao meio antes de servir. Lembre-se que o trigo está na lista dos alimentos que podem causar alergia. 

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: