Estas almôndegas são uma receita fantástica para BLW e bebés em fase inicial da introdução alimentar. São ricas em ferro, têm uma consistência boa para o bebé comer e são fáceis do bebé agarrar e levar à boca sozinho.
Esta receita é muito fácil e rápida de fazer, é deliciosa e uma ótima opção para a refeição de toda a família. Podem ser oferecidas a partir dos 6 meses, desde que o bebé tenha sido exposto aos alimentos alergénicos separadamente.
Que ingredientes levam estas almôndegas?
Peito de frango: não é muito fácil de encontrar muitos talhos que vendam frango picado, mas é muito fácil triturá-lo em casa e só precisa usar um processador de alimentos. Os processadores pequenos também servem, só vai ter é de picar o frango em duas partes.

Brócolos: os brócolos são ricos em ferro – tão importante para bebés pequenos – além de vitamina A, B6, folato, vitamina C e K. Como são triturados, não se notam, tornando estas almôndegas um alimento ótimo para crianças mais selectivas.
Pão: em vez de usar pão ralado, que muitas vezes tem outros ingredientes, uso pão embebido em leite. Dá uma consistência fantástica às almôndegas e permite que fiquem suculentas. Isto é especialmente importante com a carne de frango, que fica seca muito facilmente.
Para tornar estas almôndegas ainda mais nutritivas pode adicionar sementes (sésamo, chia, linhaça) ou substituir parte da farinha de aveia por farinha de linhaça, sementes de girassol trituradas ou mesmo alguma oleaginosa triturada como nozes ou amêndoas.

Posso fazer estas almôndegas com antecedência?
Pode assar ou grelhar as almôndegas e conservar no frigorífico por até 3 dias, sendo por isso uma opção fantástica se fizer meal prep ao fim-de-semana. Elas ficam saborosas e suculentas, mesmo re-aquecidas. Pode guarda-las apenas assadas ou já misturadas com o molho de tomate.
Pode re-aquecer no fogão, numa panela com tampa em fogo baixo. Mexa ocasionalmente para garantir que o molho ou as almôndegas agarram ao fundo da panela.
Se usar o microondas, aqueça as almôndegas num recipiente ou prato de vidro e use uma potência mais baixa. Isto evita que as almôndegas sequem, e se estiver a aquecer o molho, evita que ele exploda.
Se quiser congelar, asse as almôndegas e congele-as num recipiente ou saco próprio para o congelador. Pode congelar as almôndegas assadas ou misturadas com o molho de tomate. Elas podem ficar congeladas por até 2 meses.

Almôndegas de frango e brócolos
Utensílios
- Processador de alimentos
Ingredientes
- 450 gramas frango picado
- 1,5 cups brócolos floretes apenas
- 1/2 cebola média
- 1 dente de alho
- 1 ovo
- 1/2 chávena miolo de pão
- 2 colheres de sopa leite (vaca ou vegetal)
- 2 colheres de sopa azeite
- 2 colheres de sopa farinha de aveia + para panar as almôndegas
- 1 colher de chá tomilho seco
- 1 colher de chá de sal (+12 meses)
- Pimenta preta q.b.
- 1 colher de sopa sementes de sésamo (opcional)
modo de preparo
- Pré-aquecer o forno a 180 graus.
- Cozer os floretes em água a ferver durante 5 minutos.
- Triturar os brócolos num processador de alimentos. Transferir para um bowl.
- Cortar o peito de frango em pedaços e triturar no mesmo processador que triturou os brócolos (sem lavar).
- Picar bem a cebola e o alho.
- Picar o miolo com os dedos e embeber no leite. Deve obter 1/3 chávena de miolo no final.
- Adicionar todos os ingredientes ao bowl e misturar com as mãos.
- Adicionar um pouco de azeite nas mãos e formar as almôndegas; uma colher de sopa por almôndega mais ou menos.
- Passar as almôndegas por farinha de aveia (opcional) e dispor numa assadeira untada com azeite.
- Assar por 20-25 minutos até estarem douradas.
Notas
Alergénicos:
O pão (trigo) e o ovo são dois alergénicos comuns. Introduza-os separadamente antes de oferecer estas almôndegas. Evite também introduzir novos alimentos quando introduz um alergénico. O leite de vaca também é um alergénico comum e não há consenso sobre a sua introdução em preparados como este. Pode substituir por leite vegetal (exceto leite de arroz).Substituições:
- Pode usar qualquer farinha no lugar da farinha de aveia.
- Pode usar pão sem glúten para fazer estas almôndegas sem glúten. Pode também fazer sem o pão, mas vai mudar a consistência das almôndegas, podendo ser necessário adicionar mais farinha.
- Nunca experimentei fazer esta receita sem ovo. Se o seu bebé for alérgico ao ovo, experimente um dos substitutos ao ovo que referimos neste artigo.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.
Trackbacks/Pingbacks