fbpx

Este arroz de coelho é uma forma deliciosa para introduzir o coelho na alimentação do bebé. Pode ser introduzido a partir dos 6 meses, com as devidas adaptações.

Ainda não experimentou dar coelho ao seu filho? Acho que irá ficar agradavelmente surpreendido com esta excelente fonte de proteína. É das melhores carnes que se podem comer tanto a nível nutricional como em termos sustentáveis.

A carne de coelho faz parte da dieta mediterrânea embora tenha caído em desuso. É, no entanto, um hábito a retomar já que é a proteína animal mais sustentável. Se a sustentabilidade é uma preocupação sua quando pensa na alimentação da sua família, não se esqueça: é tão importante escolher os ingredientes certos como variar ao máximo a variedade dos alimentos.

A carne de coelho é considerada uma carne branca pelo seu baixo teor de gordura, sendo rica em proteínas de boa qualidade quando em comparação com a carne de vaca, porco ou borrego. É também rica em gorduras “boas” e de ácidos gordos Ómega 3. No que toca a vitaminas, destacam-se as do complexo B, principalmente Niacina (ou B3), B6 e B12. Relativamente aos minerais, destacam-se o potássio, o fósforo e o ferro. O teor de sódio é baixo na carne crua.

É uma excelente carne para apresentar aos bebés já que é muito macia e fácil de comer. Aproveite esta receita para introduzir os talheres ao seu bebé. Vai ver que ele é bem mais capaz do que pensava.

Adaptação para bebés com menos de 12 meses

Amasse o arroz e as ervilhas com um garfo. Prefira arroz de grão curto nessa fase, e coza sempre muito bem o arroz. Pode misturar tudo e servir ao bebé com uma colher. Deixe-o comer com as mãos também!

Se fizer BLW e preferir dar em pedaços, pode fazer um “croquete” de arroz e ervilhas (tipo niguiri de sushi) e servir com o coelho ao lado.

Na introdução tradicional, só precisa triturar tudo. Uso pouco líquido para triturar para a papa ter consistência.

arroz de coelho e ervilhas

Arroz de Coelho com Ervilhas

Prep Time 10 mins
Cook Time 50 mins
Total Time 1 hr
Course Almoço / Jantar
Cuisine +9 meses, Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1/2 coelho partido
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • oregãos qb
  • 30 ml azeite
  • 400 g tomate maduros partido em pedaços pequenos
  • 4 chávenas água
  • 1 chávena arroz carolino
  • 1 chávena ervilhas

modo de preparo
 

  • Num tacho, leve um fio de azeite ao lume e junte a cebola, o alho e os orégãos.
  • Quando a cebola estiver transparente, coloque o coelho, selando de todos os lados. Adicione o tomate e uma chávena de agua. Mexa e tape e deixando cozinhar o coelho por pelo menos meia hora, até o coelho estar bem cozinhado e fácil de desfiar.
  • Retire o coelho e desfie.
  • Volte a colocar o coelho desfiado no tomate estufado. Adicione também o arroz e as ervilhas. Deixe cozinhar por 3min e em seguida adicione as 3 chávenas de água.
  • Está pronto em 15 minutos.
Rita 🌼 Margarita Finger Food

Rita, sou a mãe da Margarida e autora da página de instagram @margaritafingerfood. Com uma bebe ex-APLV e com laringomalácia senti a necessidade de aprender mais sobre a alimentação adaptada a bebés e blw, descomplicando o nosso dia-a-dia.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: