fbpx

Arroz de frango e lentilhas

É muito importante oferecer os alimentos no seu formato original, especialmente a bebés e crianças que estão a desenvolver o seu paladar e o gosto pela comida. Os bebés precisam conhecer como é que é uma couve-flor e a que é que sabe. Esta é a verdade uma das grandes críticas à introdução convencional com sopas. É que quando trituramos todos os alimentos juntos, o bebé não consegue distinguir a que é que sabe cada um dos alimentos em separado.

Mas quem tem filhos sabe que eles passam por fases de selectividade alimentar mais cedo ou mais tarde por isso é bom conseguirmos sempre incluir alguns vegetais na alimentação deles mesmo quando eles recusam todos os vegetais. Por isso tenho sempre algumas receitas com vegetais escondidos guardadas para fazer.

E foi o que aconteceu com este arroz: um arroz de frango transformou-se em arroz de frango com lentilhas (a minha filha adora lentilhas). Ainda adicionei floretes de couve-flor bem pequenas e cenoura ralada.

Este arroz é ainda um segundo prato excelente para bebés porque é rico em ferro (o frango e as lentilhas). O ferro é um micronutriente fundamental, que ajuda a formar a hemoglobina, que fornece oxigênio e outros nutrientes por todo o corpo. O ferro também desempenha um papel muito importante no desenvolvimento neurológico.

Além disso, é muito fácil e rápido de fazer: é tudo feito na mesma panela e faz-se em menos de meia hora!

Receita

Ingredientes

1 chávena de arroz

¼ chávena de lentilhas

1 peito de frango

1 cebola grande

1 cenoura grande

1 dente de alho

1 folha de louro

¼ chávena de floretes de couve-flor (opcional)

1 tomate médio ou 12 tomates cherry

1 cebola para servir

Modo de preparo

Cortar o peito de frango em alguns pedaços.

Dividir a cebola e cenoura em dois. Picar bem uma das metades da cebola e da cenoura. Reservar.

Separar as floretes da couve-flor para ficarem bem pequenas. Reservar.

Picar o tomate e reservar.

Cortar a outra metade da cebola e cenoura grosseiramente e refogar com um fio de azeite.

Adicionar o frango, folha de louro e adicionar 8 chávenas de água. 

Quando o frango estiver cozido, coar o caldo e reservar.

Na mesma panela, adicionar a cebola e cenoura picadas e refogar até a cebola estar dourada.

Adicionar o alho e refogar mais alguns minutos.

Adicionar o tomate e refogar mais um pouco.

Adicionar o arroz, lentilhas e 4 chávenas do caldo de cozedura do frango.

Desfiar o frango com um garfo ou com os dedos e adicionar ao arroz. 

Ir adicionando mais água se necessário.

Cortar a cebola em meias luas*.

Aquecer uma frigideira com azeite. Adicionar a cebola cortada e fritar. 

Servir o arroz com a cebola por cima.

*Para bebés com menos de 18-24 meses, corte as meias luas em 3 ou 4 para não ficarem pedaços grandes.

Como adaptar para bebés com menos de 6-12 meses:


Quando o arroz estiver pronto, retirar a parte do bebé, separar o frango e desfiar em pedaços pequenos (com os dedos ou um garfo e uma faca). Pode servir o frango assim, ou mistura-lo novamente ao arroz. Formar bolinhas ou croquetes com o arroz. Coza também floretes de couve-flor separadamente e oferecer a couve-flor como acompanhamento do arroz. 


A partir dos 9 meses ou quando o bebé começar a fazer a pinça fina, sirva o frango desfiado separadamente e a couve-flor em pedaços pequenos. O arroz de lentilhas pode continuar a servir em forma de bolinha ou croquetes ou pode servir normalmente. Deixe apenas o arroz do bebé cozer mais do que a parte da família porque o arroz muito bem cozido forma aglomerados que são mais fáceis para o bebé agarrar.  

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: