Este arroz frito é perfeito para dar uma nova vida às sobras de arroz e ter uma refeição pronta em menos de 15 minutos. Perfeito para os jantares mais corridos da semana ou refeições em que nos falta inspiração ou vontade de cozinhar.
Arroz “frito” ou fried rice é um prato típico da China e é basicamente uma forma de cozinhar o arroz num wok, onde se “frita” o arroz e mistura-se com outros ingredientes como ovo, vegetais e alguma proteina. No final é adicionado um molho à base de soja.
Nesta versão ensino a fazer arroz “frito” de forma a poder adaptar o arroz e oferecer a bebés desde os 6 meses, sem ter de fazer uma refeição completamente diferente para o bebé.
Esta receita é uma das minhas receitas chave. Aquela que tenho sempre apontada num caderno na cozinha e que faço sempre que me falta tempo ou inspiração. Até porque este arroz é extremamente versátil e pode ser feita basicamente com o que houver no frigorífico.
Para adaptar a receita para bebés e fazer a refeição de toda a família de uma só vez, faço tudo sem sal até ao final, retiro a parte do bebé, tempero com especiarias e ervas aromáticas, ou acrescento alguma proteína temperada e já cozida, e tempero o arroz da família com o molho de soja.
O que inclui este arroz?
Mistura de vegetais:
O que houver no frigorífico ou congelador basicamente. Se tenho muito pouco tempo, uso uma mistura de vegetais congelados (gosto muito desta). Se tenho vegetais em fim de vida no frigorífico, uso esses vegetais.
A verdade é que a maioria dos vegetais ficam bons, mas se for escolher, normalmente uso cebola, alho, gengibre, cenoura, pimentos e brócolos ou ervilhas.
Ovo:
Mexido e que é feito no wok, depois dos vegetais estarem macios.
Outra proteína (opcional):
Tofu, camarão, peito de frango, entremeada, ou mesmo carne picada.
Arroz:
Qualquer tipo de arroz serve. branco de grão curto, arroz agulha, carolino, arroz integral, basmati. O ideal é serem sobras de arroz que tenham sido guardadas no frigorífico ou congeladas.
Molho:
Uso molho de soja, óleo de sésamo e um pouco de sumo de limão ou lima no final. Molho de soja antes dos 2 anos é desaconselhado por ter níveis elevados de sal. Para crianças pequenas pode sempre diluir o molho de soja com um pouco de água.
ADATAÇÃO PARA BEBÉS:
Substitua o molho por uma mistura de especiarias! Gosto de usar tahine ou óleo de sésamo, cominhos, curcuma e pimentão doce.
Até aos 12 meses, esmague o arroz com um garfo antes de servir ao bebé.
Certifique-se sempre que os vegetais estão bem cozidos e macios.

Arroz “frito” para bebés e crianças
Utensílios
- wok
- Processador de alimentos (opcional)
Ingredientes
- 2 cups arroz cozido (diretamente do frigorífico ou congelador)
- 1 colher de sopa azeite
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 pedaço de gengibre
- 1 cup vegetais (cenoura, ervilhas, etc)
Para o molho (+2 anos):
- 2 colheres de sopa molho de soja
- 1 colher de sopa água
- 1 colher de chá óleo de sésamo
Para o arroz do bebé:
- 1/4 colher de chá óleo de sésamo
- 1/4 colher de chá cominhos
- pitada de curcuma
- pitada de pimentão doce
Opcional:
- 150 g peito de frango em pedaços / tofu em cubos / carne de vaca picada / camarão*
Para servir:
- coentros ou cebolete picados q.b.
- sementes de sésamo
- lima ou limão
modo de preparo
- Picar a cebola, o alho e o gengibre.
- Preparar os vegetais. Se usar cenoura, abóbora ou courgette, ralar ou cortar em cubos. Se usar brócolos ou couve-flor, cortar em floretes pequenos. Se usar alguma verdura, cortar em pedaços.
- Levar um wok ao lume com o azeite e refogar a cebola até estar macia e dourada.
- Juntar o alho e refogar mais dois minutos.
- Acrescentar o gengibre e refogar mais trinta segundos.
- Adicionar os vegetais e refogar até estarem macios. Se necessário, acrescentar um pouco de água.
- Se usar alguma proteína, juntar agora e deixar cozinhar. Alternativamente, pode juntar a proteína já cozinhada.
- Afastar os vegetais para um lado do wok e partir os ovos na panela.
- Misturar os ovos com uma espátula e deixar cozinhar, mexendo algumas vezes para obter ovos mexidos.
- Quando os ovos estiverem prontos, juntar aos vegetais a acrescentar o arroz.
- Misturar o arroz com os vegetais e pressionar o arroz contra o wok. Deixar cozinhar alguns minutos. Mexer e deixar cozinhar mais alguns minutos. Repetir até o arroz estar quente.
- Retirar uma parte para o bebé e temperar.
- Temperar o arroz da família com o molho.
- Servir com coentros ou cebolete picados por cima e sementes de sésamo (trituradas para o bebé)
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.