fbpx

Bolinhos de arroz para bebés

Esta receita é uma das que recorro com muita frequência por ser muito prática. Estes bolinhos de arroz são uma ótima opção para usar restos de arroz, são muito nutritivos e congelam super bem. São ideais para ter no congelador para noites da semana mais corridas ou mesmo para levar para férias para as refeições do bebé.

São também uma ótima opção para oferecer a bebés em fase de introdução da alimentação complementar, a partir dos 8/9 meses, quer faça a alimentação complementar com papas quer faça com baby led weaning. São muito macios, têm um tamanho ideal para o bebé agarrar com as mãos e bons para o bebé praticar levar alimentos à boca e mastigar (tão importante nesta fase).

Esta é uma das minhas receitas 2 em 1, são receitas com o mesmo ingrediente base e que facilitam muito o preparo das refeições da semana ou permitem-me já ter comida para a semana seguinte. Faço sempre arroz a mais e preparo logo estes bolinhos e ou sirvo uma parte na refeição seguinte e congelo o resto ou congelo tudo. 

Esta receita de bolinho de arroz é a receita base. Mas pode fazê-la com qualquer arroz: arroz branco, basmati, integral, arroz de feijão, arroz de lentilhas, arroz de cenoura ou qualquer arroz de vegetais. Também pode usar sobras de arroz e qualquer vegetal que tenha no frigorifico ou ervas aromáticas.

Estes bolinhos de arroz são vegan, super nutritivos e um ótimo aliado na obstipação do bebé ou da criança. São também muito fáceis e rápidos de fazer. 

Receita

Rende 14 bolinhos

Ingredientes

1 chávena de arroz integral (ou qualquer outro arroz)

2 colheres de sopa de chia

6 colheres de sopa de água

1 cebola pequena

2 colheres de sopa de salsa (ou qualquer outra erva aromática)

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de linhaça

1 colher de sopa de farinha de araruta (ou amido de milho ou polvilho doce)

2 colheres de sopa de farinha de aveia

1 colher de chá de sésamo (opcional)

½ colher de chá de cúrcuma

Sal e pimenta a gosto (apenas para bebés a partir de 1 ano)

Modo de preparo

Hidratar a chia na água até a chia absorver toda a água e formar uma espécie de geleia.

Quando a chia estiver hidratada, juntar todos os ingredientes num processador ou robot de cozinha e triturar até formar uma massa homogénea.

A massa fica pegajosa e é suposto ser assim. 

Com uma colher de sopa, retirar a massa e adicionar a uma frigideira untada com azeite ou óleo de coco. Repetir até a frigideira estar cheia e grelhar os bolinhos dos dois lados.

Opcionalmente pode assar no forno.

Ideias de segundo prato para o bebé

Sugestão de segunda prato para bebé a partir dos 12 meses.

Bolinhos de arroz com coxas de pato no forno, salada de tomate, mozarela fresca (para mais de 12 meses) e manjericão e esparregado.

(Vegan) Bolinhos de arroz, grão-de-bico refogado com ervilhas, guacamole, salada de alface e tomate com sementes.

(Vegan) Bolinhos de arroz, feijão, brócolos refogados com alho, salada de alface, cenoura e tomate

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: