fbpx

Bolonhesa de lentilhas

Adoro lentilhas. São as leguminosas mais baratas que há, precisam de ficar de molho bem menos tempo do que as restantes leguminosas e cozinham muito mais facilmente – não precisam sequer de panela de pressão. São também muito versáteis: ficam deliciosas cozidas e misturadas a saladas, misturadas ao arroz, em almôndegas ou no caril. 

Esta receita é uma daquelas receitas a que recorro com frequência. É uma receita vegan, muito nutritiva (uma refeição completa numa só panela), tem uma boa quantidade de proteína, é muito fácil de fazer, rende uma grande quantidade e pode ser congelada que mantém a mesma qualidade.

Esta receita de bolonhesa de lentilhas pode ser acompanhada de massa ou arroz, mas também é perfeita para acompanhar puré de batata doce num empadão ou como recheio de uma lasanha vegan.

Esta bolonhesa de lentilhas também é daqueles segundos pratos cheio de legumes escondidos – leva cenoura, courgette, pimentos e cebola – e por isso perfeita até para bebés e crianças mais selectivos. Para adicionar ainda mais nutrientes a esta receita, pode fazê-la com molho de tomate e vegetais que ensinamos aqui no blog.

Esta receita é vegan e é uma opção de segundo prato excelente para papás e crianças vegans ou para dias sem carne porque contém muita proteína (que vem da lentilha e do tofu). Mas se não quiser oferecer tofu ao seu bebé, pode sempre fazê-la com carne picada no lugar do tofu.

Como fazer bolonhesa de lentilhas

Ir para a receita.

Esta receita é uma daquelas receitas de uma só panela. Só é preciso picar os vegetais, refogá-los, adicionar o molho de tomate, o tofu, as lentilhas e água ou caldo de vegetais e deixar cozinhar em fogo baixo até as lentilhas estarem prontas. Assim fácil. 

Uma dica: Depois de juntar o molho de tomate, numa panela ao lado cozer água para fazer a massa, e ir juntando a água da cozedura da massa à bolonhesa em vez de água da torneira ou filtrada. É importante fazer a massa nesta altura e não antes para a massa ficar pronta mais ou menos ao mesmo tempo que a bolonhesa de lentilhas. 

Como congelar

Esta bolonhesa de lentilhas congela muito bem. Pode congelar em doses individuais e depois no próprio dia é só preparar o acompanhamento ou pode congelar já num segundo prato completo. O arroz também congela bem, então é uma boa opção para deixar congelado juntamente com a bolonhesa de lentilha. Outra opção para congelar é fazer um empadão ou lasanha com esta bolonhesa de lentilhas.

2 REFEIÇÕES EM 1: normalmente preparo esta bolonhesa para acompanhar massa ou arroz integral para duas ou três refeições para os dias seguintes e o que sobrar (sim, vai sobrar porque esta receita rende muito!) faço no mesmo dia um empadão vegan ou lasanha e congelo o empadão ou lasanha já prontos. Assim tenho logo uma ou mais refeições prontas no congelador para a mesma semana ou para a semana seguinte. 

Transformar refeições é uma ótima forma de termos menos trabalho a preparar as refeições da semana porque embora a base do segundo prato seja a mesma, parece que estamos a comer algo completamente diferente!

Receita

Ingredientes

1 chávena de lentilhas vermelhas ou verdes demolhadas por 4 a 6 horas

1 embalagem de 200g de tofu biológico

1 cebola

2 dentes de alho

1 pimento vermelho pequeno

1 cenoura

1 courgete pequena

500ml de molho de tomate

1 colher de chá de cúrcuma

¼ colher de chá de páprica defumada 

Sal a gosto (para bebés a partir de 1 ano)

Pimenta rosa moída a gosto

Azeite

Caldo de vegetais ou água

Tofu esmagado tipo “carne” picada

Modo de preparo

Esmagar o tofu com as mãos ou com um garfo (ficar com consistência tipo carne picada)

Picar todos os vegetais. Para bebés ou crianças muito selectivas com os vegetais, triturar tudo num robot de cozinha.

Refogar a cebola e o pimento em azeite. Quando a cebola estiver bem dourada adicionar o alho e refogar por mais alguns minutos.

Adicionar a cúrcuma, páprica, sal e pimenta. Refogar por mais 30 segundos. 

Adicionar a cenoura, courgete e o tofu, misturar e refogar por mais alguns minutos.

Adicionar as lentilhas e molho de tomate. Quando ferver, reduzir o fogo para médio-baixo e cozinhar até as lentilhas estarem cozidas.

Ir adicionando água conforme necessário. 

Se for servir esta bolonhesa com massa:

As lentilhas demoram mais ou menos 20-30 minutos a cozinhar (as vermelhas vão demorar menos). Quando as lentilhas começarem a cozinhar, encha uma panela com água e sal (não usar sal para bebés com menos de 1 ano) e deixe levantar fervura. Quando tiverem passado 10-15 minutos de cozimento das lentilhas e a água já estiver a ferver, adicione a massa à água e coza segundo as instruções. Depois pode ir usando a água da cozedura da massa para adicionar à bolonhesa de lentilhas. 

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: