fbpx

Bolonhesa rápida de lentilhas

Esta bolonhesa de lentilhas é uma das receitas que recorro com muita frequência em dias que tenho menos tempo ou sem ideias para o jantar. Fica pronto em menos de meia hora e é um prato extremamente nutritivo e saboroso.

As lentilhas são um alimento fantástico. Fáceis de cozinhar, versáteis e, o mais importante, são uma fonte vegetal fantástica de ferro (desempenha um papel fundamental na formação de hemoglobina no sangue e mioglobina nos músculos, os quais transportam oxigênio para as células).

Como os vegetais são todos triturados e a lentilha vermelha desfaz-se, este prato pode ser oferecido para bebés a partir dos seis meses. Antes de oferecer todos os alimentos misturados, convém sempre que o bebé tenha contacto com cada um separadamente (isto é válido para qualquer receita).

Faço esta receita com lentilhas vermelhas (ou coral). São lentilhas descascadas e não só não precisam de demolho como cozem mais rápido. Depois uso normalmente cebola, pimentos, aipo e cenoura, mas pode usar os vegetais que tiver em casa. Pode também fazer apenas com molho de tomate e os temperos e fica muito boa.

O segredo para fazer este prato muito mais rápido: triturar os vegetais. Picar os vegetais um a um dá trabalho. Eu uso uma trituradora de mão, junto todos os vegetais ao mesmo tempo e trituro. Depois é só refogar. Pode fazer na mesma panela das lentilhas – assim tem menos uma panela para lavar – ou fazer ao mesmo tempo.

Uma nota sobre o molho de tomate:

Pode fazer molho de tomate em casa. Temos várias receitas de molho de tomate muito fáceis de fazer no blog. O bom do molho de tomate caseiro é que pode ser feito em grandes quantidades e congelado. Assim tem sempre molho de tomate à mão.

Os molhos de compra na sua maioria têm sal, açúcar e outros aditivos. Além disso, a maior parte das latas têm BPA (veja este artigo para saber mais sobre o BPA e os enlatados).

Se usar molho de tomate de compra, veja sempre os rótulos, prefira tomate pelado (normalmente são apenas feitos com tomate) e sempre que possível opte por embalagens de vidro ou latas sem BPA. Se a lata não tiver BPA, deve dizer na embalagem).

Receita

Ingredientes

1/2 embalagem de massa

1/2 chávena de lentilhas vermelhas

1 embalagem de tomate pelado

1 cebola

1 pimento vermelho pequeno

1 talo de aipo

1 cenoura

1/2 curgete

Temperos:

1 colher de chá de cominhos

1 colher de chá de pimentão doce

1/4 colher de chá de páprica defumada (opcional)

1/4 colher de chá de pimenta caiena (opcional e apenas +12mese)

Sal a gosto (+12 meses)

Modo de preparo

Encher uma panela com água para a massa e deixar levantar fervura. Cozer a massa como indicado na embalagem.

Ao mesmo tempo, adicionar as lentilhas com 1 chávena de água e cozer durante 10-15 minutos. As lentilhas vão cozer um pouco mais no molho de tomate por isso podem ficar al dente.

Triturar todos os vegetais.

Quando as lentilhas estiverem prontas, retirá-las da panela.

Na mesma panela, adicionar os vegetais com azeite e refogar durante 5 minutos.

Adicionar os temperos, misturar e refogar por mais trinta segundos.

Adicionar o tomate pelado e ir esmagando com a parte de trás da colher de pau.

Adicionar as lentilhas, reduzir o fogo para médio/baixo, fechar a panela com tampa e deixar cozinhar por mais 5 a 10 minutos.

Servir com a massa.

Estas lentilhas são um prato completo mas podem servir um ovo cozido ou com salada. O tomate e o pimento já são fonte de vitamina C, mas podem acrescentar também uma fruta que seja fonte de vitamina C como laranja, morangos, kiwi ou papaia.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: