fbpx

Esta bolonhesa de lentilhas é uma das receitas que recorro com muita frequência em dias que tenho menos tempo ou que estou sem ideias para o jantar. Fica pronta em menos de vinte minutos e é um prato extremamente nutritivo e saboroso. Além de poder ser oferecida a bebés desde os 6 meses!

As lentilhas são um alimento fantástico. Fáceis de cozinhar, versáteis e, o mais importante, são uma fonte vegetal fantástica de ferro (desempenha um papel fundamental na formação de hemoglobina no sangue e mioglobina nos músculos, os quais transportam oxigênio para as células).

Como os vegetais são todos triturados e a lentilha vermelha fica muito macia, esta bolonhesa de lentilhas pode ser oferecido para bebés a partir dos seis meses. Antes de oferecer todos os alimentos misturados, convém sempre que o bebé tenha contacto com cada um separadamente (isto é válido para qualquer receita).

Faço esta receita com lentilhas vermelhas (ou coral). São lentilhas descascadas e não só não precisam de ser demolhadas, como cozem mais rápido. Depois uso normalmente cebola, pimentos, aipo e cenoura, mas pode usar os vegetais que tiver em casa.

Pode também fazer apenas com molho de tomate e os temperos! O importante? É combinar sempre as lentilhas com uma fonte de vitamina C para aumentar a absorção do ferro. Porquê o ferro é tão importante na alimentação do bebé?

O segredo para fazer este prato muito mais rápido: Triturar os vegetais em vez de cortar à mão. Picar os vegetais um a um dá mais trabalho. Eu uso uma trituradora de mão, junto todos os vegetais ao mesmo tempo e trituro. Depois é só refogar.

Como conservar a bolonhesa de lentilhas

Pode conservar esta bolonhesa de lentilhas no frigorífico por até três dias. O ideal é conservar a massa cozida separadamente e misturar apenas na hora de servir ou quando for preparar a lancheira ou marmita.

Uma nota sobre o molho de tomate

Pode fazer molho de tomate em casa. Há várias receitas de molho de tomate muito fáceis de fazer no site. O bom do molho de tomate caseiro é que pode ser feito em grandes quantidades e congelado. Assim tem sempre molho de tomate à mão.

Os molhos de compra podem ter sal, açúcar e outros aditivos. Além disso, as latas têm BPA (veja este artigo para saber mais sobre o BPA e os enlatados).

Se usar molho de tomate de compra, veja sempre os rótulos, prefira tomate pelado (que seja apenas tomate) e sempre que possível opte por embalagens de vidro ou embalagens tetra recart. Se a lata não tiver BPA, deve dizer na embalagem.

Bolonhesa de lentilhas com massa fusilli integral e sementes de sésamo pretas. Para bebés com menos de 2 anos, triturar as sementes.

Estas lentilhas são um prato completo mas podem servir com vegetais cozidos ou com uma salada. O tomate e o pimento já são fonte de vitamina C, mas podem acrescentar também uma fruta que seja fonte de vitamina C como laranja, morangos, kiwi ou papaia.

Bolonhesa rápida de lentilhas

Esta bolonhesa é uma receita perfeita para uma refeição sem carne e pode ser oferecida a bebés desde os 6 meses.
Prep Time 5 minutes
Cook Time 13 minutes
Course Almoço / Jantar
Cuisine + 6 meses
Servings 4 pessoas

Utensílios

  • Processador de alimentos

Ingredientes
  

  • 1/2 embalagem de fusilli (ou outra massa à escolha)
  • 1/2 cup lentilhas vermelhas
  • 1 embalagem de tomate pelado
  • 1 cup água
  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho
  • 1 pimento vermelho pequeno
  • 1 talo de aipo
  • 1 cenoura pequena
  • 1/2 curgete

Temperos:

  • 1 colher de chá de cominhos
  • 1 1 colher de chá de pimentão doce
  • 1/4 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • pitada de pimenta preta
  • sal q.b. (+12 meses)

modo de preparo
 

  • Leve um tacho com água ao lume e coza a massa de acordo com a embalagem. Para bebés com menos de 12 meses deixe a massa cozer cinco minutos adicionais.
  • Enquanto a massa coze, triturar todos os vegetais juntos.
  • Levar outro tacho ao lume alto com o azeite e refogar os vegetais um a dois minutos.
  • Juntar as lentilhas e os temperos, misturar e refogar por mais trinta segundos.
  • Adicionar o tomate pelado e ir esmagando com a parte de trás da colher de pau.
  • Juntar a água e deixar as lentilhas cozer durante quinze minutos ou até as lentilhas estarem macias e tiver obtido um molho consistente.
  • Servir as lentilhas misturadas com a massa.
Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: