fbpx

Como fazer massa de pizza caseira

Sempre tivemos o hábito de comer pizza em casa. E a minha mãe sempre fez a massa em casa. Ao longo dos anos, ela foi aperfeiçoando a receita e a técnica e eu fui aprendendo com ela como fazer esta massa de pizza.

Esta massa de pizza é surpreendentemente fácil de fazer. É saudável (muito mais saudável do que a maior parte das pizzas que comemos em restaurantes), feita com farinha de espelta integral e azeite, fica muito fofa e é vegan! No final deste artigo ainda damos várias ideias de toppings para a pizza.

Ir para receita.

Uma receita para fazer com o bebé

Esta receita é uma das melhores receitas para incluir as crianças no preparo e desde cedo. As crianças podem adicionar os ingredientes, pesá-los, misturar a massa e depois esticar a massa com um rolo de cozinha.

Para bebés a partir dos 18 meses, pode usar uma torre de aprendizagem Montessori, um rolo de massa pequeno e dar um pedaço pequeno da massa para o bebé explorar. É só preciso ter cuidado para o bebé não pôr a massa na boca!

Quem pode consumir

Esta massa de pizza pode ainda ser consumida por bebés logo no início da introdução da alimentação complementar, a partir dos 8-9 meses de idade, desde que seja feita sem queijo.

Para adaptar para bebés abaixo dos 12 meses (e que não podem consumir produtos lácteos), pode fazer a massa sem molho no forno ou com molho de tomate e vegetais e depois adicionar toppings para o bebé como puré de abóbora, creme de abacate e espinafres, húmus ou creme de tofu. 

Receita de creme de abacate e espinafres

Receita de húmus

A partir do momento que o bebé faça movimento de pinça é só cortar em pedaços pequenos. Para bebés menores, pode cortar em tiras que o bebé possa agarrar. Lembre-se de nunca deixar um bebé a comer sozinho porque ele pode engasgar!

A partir dos 12 meses, o bebé já pode comer a pizza com queijo, mas damos duas opções de pizzas vegan no final deste artigo.

Esta pizza é uma ótima opção para a lancheira de crianças mais velhas, e como a maior parte da comida que fazemos cá em casa, esta massa de pizza caseira é muito prática porque pode ser congelada pré-feita. No dia que for servi-la, só tem de retirar a massa do congelador adicionar o molho, os toppings e assar por mais uns minutos.

Receita de massa de pizza

Ingredientes

250g de farinha de trigo biológica

250g de farinha de espelta integral

300 ml de água tépida

1 saqueta de fermento de padeiro (7g)

1 colher de sopa de xarope de ácer*

1 colher de chá de sal*

⅓ chávena de azeite

*Excluir para bebés com menos de 12 meses.

Modo de preparo

Num recipiente, juntar a água tépida, fermento e xarope de ácer. Deixar o fermento atuar.

Noutro recipiente maior adicionar as farinhas peneiradas, juntar o sal e misturar.

Fazer um buraco no meio, adicionar a mistura de água e fermento e logo em seguida o azeite.

Misturar com um garfo até começar a formar uma massa homogénea e depois com as mãos.

Quando a massa estiver toda misturada, transferi-la para uma superfície com um pouco de farinha e trabalhar a massa: segurar a massa com uma mão, esticar a massa com a palma da outra mão, dobrar a massa na sua direção e repetir o processo durante mais ou menos 15 minutos.

Quando obtiver uma massa homogénea e muito macia, a massa está pronta para levedar.

Transferir a massa para o bowl, tapar com um pano e deixar repousar durante 2 a 4 horas à temperatura ambiente. Se o dia estiver muito frio, pode deixar a massa a repousar dentro do forno desligado.

Quando a massa estiver pronta, esticá-la com as mãos em duas assadeiras untadas com um pouco de azeite e adicionar os toppings. 

Assar em forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 a 30 minutos. Verificar ao fim de 20 minutos se a parte de cima está feita e se é necessário baixar a posição no forno. 

Servir com uma salada de alface, tomate, rabanete e cenoura. 

Dica: Quando preparar a massa, retire um pedaço (o equivalente a uma colher de sopa), faça uma bola e adicione-a a um copo de água. A bola vai afundar. Quando a massa estiver levedada, a bola irá flutuar.

Como congelar a pizza

Congelar a massa da pizza pré-feita é uma ótima opção para ter um jantar em menos de 15 minutos. Tem apenas de seguir os passos em baixo:

Dividir a massa em 6 partes. 

Esticar em círculos ou quadrados mais ou menos do mesmo tamanho. 

Fazer alguns furos na massa com um garfo.

Assar durante mais ou menos 10 minutos – ela deve estar cozida mas não completamente feita, senão depois vai ficar seca.

Esperar arrefecer e depois cortar pedaços de papel vegetal do tamanho das pizzas. Adicionar a um recipiente com tampa que possa ir ao congelador uma folha de papel, uma massa de pizza, uma folha de papel vegetal e assim por diante. O papel vegetal vai permitir que as pizzas não colem uma à outra.

Ideias de toppings para a pizza

Queijo mozzarella, alho francês e ricota

Pesto, queijo mozzarella, courgettes laminadas

Molho de tomate, queijo mozzarella, cebola, pimentos e cogumelos refogados em azeite, queijo feta

Vegan: Molho de tomate, courgettes laminadas, mistura de cebola, pimentos e cogumelos refogados em azeite, pesto

Vegan: Molho de tomate, tofu cremoso, alho francês, manjericão picado

Para adicionar mais nutrientes à pizza, pode fazê-la com molho de tomate e vegetais.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: