fbpx

Croquetes de feijão branco e brócolos

Estes croquetes são surpreendentemente saborosos. São ótimos para um segundo prato (deixamos algumas ideias em baixo) mas também são uma opção excelente para lanches de bebés mais pequenos e para a lancheira das crianças.

Além disso congelam muito bem por isso são ideais para ter no congelador para jantares durante a semana ou dias que não temos tempo para cozinhar.

Receitas 2 em 1

Estes croquetes são umas das minhas receitas 2 em 1 – receitas com a mesma base de ingredientes mas que se transformam em duas refeições completamente diferentes. São fantásticas para perder menos tempo na cozinha. 

Um exemplo de receitas 2 em 1 com feijão branco e brócolos: um segundo prato é feijão branco com brócolos cozidos, acompanhado de arroz integral de cenoura e frango grelhado e o outro segundo prato (sem carne) são estes croquetes de feijão branco e brócolos, arroz integral e saladinha de grão, tomate, pepino e abacate.

Receita

Ingredientes

1 chávena de feijão branco cozido

1 chávena de brócolos cozidos e picados

2 colheres de sopa de flocos de aveia

1 colher de chá de sementes de sésamo

1 colher de chá de sementes de chia

1/2 cebola média

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de farinha de espelta integral

1/2 chávena de farinha de pão ralado de espelta

1/4 chávena de linhaça moída

Modo de preparo

Cozer os brócolos em água com um pouco de sal (para bebés com mais de 1 ano). 

Quando estiver cozido, normalmente 5 minutos depois da água levantar fervura, retirar o brócolos e picar bem. Alternativamente, podes triturar.

Na mesma panela que os brócolos foram cozidos, adicionar uma colher de sopa de azeite e refogar a cebola picada.

Quando a cebola estiver amolecido, adicionar a segunda colher de sopa de azeite e adicionar a farinha de espelta, misturar e cozinhar por 2 minutos. Esta mistura é chamada de “roux” e é a base do molho bechamél. 

Num recipiente, esmagar o feijão cozido com um garfo, adicionar os brócolos, aveia, chia, sésamo e a mistura de cebola e farinha.

Para enrolar os croquetes:

Ter um recipiente com água e outro com a mistura de pão ralado e linhaça.

Molhar as mãos com a água, formar os croquetes, passar pela mistura de pão ralado e colocar numa assadeira com papel vegetal. Repetir até ter 8 croquetes.

Para bebés em fase de introdução da alimentação complementar, fazer croquetes com metade do tamanho para que consigam agarrar com as mãos pequenas e levar à boca (entre os 8 e 9 meses)

Assar durante 30 a 45 minutos ou até estarem dourados. Virar os croquetes ao fim de 15-20 minutos. 

Prato de bebé com: croquete de feijão branco e brócolos, arroz integral com sésamo, salada de grão, tomate, pepino e abacate e beterraba cozida

Receita da beterraba cozida.

Ideias de segundo prato com estes croquetes

Arroz de tomate e coentros + esparregado

Arroz integral com sementes + saladinha de grão, tomate, pepino e abacate

Puré de abóbora + batata doce assada  + couve refogada com alho

Couscous ou quinoa + saladinha (alface, tomate, pepino, rabanete, cenoura)

Uma dica para ter salada para vários dias da semana é lavar, ralar e cortar os vegetais e guardá-los em recipientes separados. No dia é só juntar os vegetais à alface ou mistura de folhas e temperar.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: