Adoro croquetes e pataniscas de vegetais porque são alimentos que os bebés e crianças normalmente adoram e são muito nutritivos.
Aliás, a receita mais popular do blog é uma receita de croquetes – os croquetes de feijão branco e brócolos. Mas não sei se estes croquetes são ainda melhores.
Estes croquetes de millet são crocantes por fora e macios por dentro. São deliciosos, nutritivos e muito fáceis de fazer. São também muito saudáveis e são feitos no forno.
O millet é um grão pequeno e amarelo, que parece uma semente. É super nutritivo, sem glúten e tem gosto neutro, tornando-o muito versátil. Tão versátil, que pode se fazer papa de fruta e cereais com ele, ou estes croquetes maravilhosos.

Estes croquetes são bons para oferecer a bebés em fase de introdução da alimentação complementar em BLW porque são muito macios por dentro e são perfeitos para o bebé agarrar com as suas mãos pequeninas. Podem ser oferecidos a partir dos 6 meses.
Mas também são uma ótima opção de segundo prato para bebés mais velhos e crianças ou mesmo para levar na lancheira.
Dica para poupar tempo no preparo das refeições:
Coza o millet só com água e sem sal e separe uma parte para fazer estes croquetes e outra parte para fazer as papas.
Receita
Ingredientes
1 chávena de millet cozido
½ chávena de cenoura ralada
½ chávena de courgete ralada
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de salsa
4 colheres de sopa de farinha de aveia
½ colher de chá de curcuma
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Pão ralado de espelta* para panar

Modo de preparo
Refogue a cebola, cenoura e courgete em um pouco de azeite.
Quando os vegetais estiverem macios, tempere com a cúrcuma, sal e pimenta.
Adicione o millet e a salsa e misture bem.
Passe a mistura para uma assadeira e leve ao frigorífico por pelo menos meia hora. A mistura fria é muito mais fácil de mexer e fazer os croquetes.
Retire a mistura do frigorifico, adicione a farinha e forme os croquetes com as mãos.
Cada croquete contém duas colheres de sopa da mistura.
Passe os croquetes no pão ralado e adicione a uma assadeira.
Asse os croquetes por 20 – 30 minutos ou até estarem dourados.
Adaptação para bebés +6meses:
BLW: Não precisa de adaptação
Convencional: Pode usar os mesmo ingredientes do croquete para fazer uma papa. Coza a cebola, cenoura e courgette e alguma carne (peixe ou frango por exemplo) e depois triture com millet para uma papa deliciosa.
Ideias para servir
Croquetes de millet com puré de feijão, couve-flor assada, peito de frango grelhado com cúrcuma.
Croquetes de millet, massa com pesto, salmão grelhado e salada de beterraba e tomate.
Croquetes de millet com arroz de feijão e tomate e nabiças refogadas com alho.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.
Olá. Em outro artigo aqui no site, vc diz que se deve evitar cebola e alho até 12 meses – ppr serem inflamatórios (oq achei estranho, pois nunca tinha ouvida falar sobre isso, mas achei a explicação coertente). E nessa receita, vc indica colocar cebola e alho para bebes a partir de meses!!! Oras? Por fim, está totalmente incoerente. Pode explocar melhor, por favor? Obrigada.
Olá! Nunca mencionei que a cebola e alho não pudessem ser oferecidos antes dos 12 meses, talvez tenha visto em outro site? De qualquer forma, e mesmo que tenha lido isso de outra fonte, não existe nada que mencione que cebola e alho devam ser evitados antes dos 12 meses!:)
Qual a opção de substituição do pão ralado de espelta?
Farinha de aveia ou de linhaça funciona?
Tem um * mas não dá qualquer explicação.
Obrigada.
Olá Carolina,
Vou corrigir! Pão ralado de trigo, farinha de linhaça ambos funcionam!