fbpx

Croquetes de peixe e millet

Estes croquetes são ótimos para toda a família, mas são especialmente bons para bebés a começar a comer em BLW. Por isso são daquelas receitas que permitem incluir o bebé na alimentação da família desde os 6 meses.

Levam apenas 6 ingredientes e são muito fáceis de fazer. São uma adaptação dos famosos fish cakes que levam peixe e batata. Além disso, não levam ovos, são sem glúten e sem lactose. Por isso podem ser consumidos por bebés e crianças APVL, celíacos, alérgicos ao ovo ou bebés que não tenham sido introduzidos ao ovo.

Croquete, nesta versão com milho (apenas para bebés com mais de 2 anos, uma vez que os grãos de milho representam risco de engasgo)

Para oferecer a bebés com menos de 12 meses, misturamos tudo, retiramos a parte do bebé e ajustamos o sal e pimenta na parte da família. Este bolinhos podem ser grelhados na frigideira ou feitos no forno, mas ficam melhor no forno.

O peixe é fundamental na alimentação de bebés por ser fonte de ferro. Além disso, é rico em proteina, vitaminas do complexo B, especialmente B12 (ajuda a formar glóbulos vermelhos e DNA), selênio (proteção de DNA) e fósforo (ossos e dentes saudáveis). Ele também desempenha um papel no funcionamento adequado de algumas vitaminas B. Também é uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3.

Evite usar peixes com níveis elevados de mercúrio como o atum, tubarão, peixe-espada, cavala e robalo. Para esta receita usei bacalhau fresco (que ao contrário do bacalhau seco não leva sal), mas pode usar outros peixes. Algumas ideias: pescada, dourada, salmão, pampo.

Adaptação para bebés +6 meses:

BLW: Não precisa de adaptação. Só não pode incluir sal e pimenta e escolha fazer num tamanho que o bebé consiga agarrar com a mão.

Introdução convencional: Pode fazer um puré de millet, cebola refogada peixe e coentro. Se não acompanhar com algum vegetal cozido ou puré de vegetais ao lado (ideal), adicione um ou dois vegetais ao puré. Pode escolher um vegetal e uma verdura,

Receita

Ingredientes

3/4 de chávena de peixe

1/2 chávena de millet cozido (2 colheres de sopa de millet seco)

1/2 cebola

2 colheres de sopa de coentros

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de farinha de linhaça

1 colher de chá de limão (opcional)

Sal e pimenta a gosto (+12 meses)

Farinha de linhaça para panar

Opcional: 2 colheres de sopa de vegetais à escolha, milho (+2 anos), pimentos picados, cenoura.

Esta é a consistência da massa dos croquetes. Nesta versão com milho (proibido inteiro assim para bebés com menos de 18-24 meses)

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 200 graus. O forno é assim alto porque como o croquete já está cozido, só queremos que asse por fora.

Cozer, assar ou grelhar o peixe e reservar.

Cozer o millet.

Numa trituradora, juntar o millet, cebola, coentro e azeite. Triturar.

Desfiar o peixe com as mãos e juntar à mistura. Depois adicionar a linhaça.

Formar os croquetes com a mão e passar pela farinha de linhaça.

Assar por 15-20 minutos, virando a meio.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: