fbpx

Cuscuz marroquino

Arroz é provavelmente o acompanhamento para segundo prato mais utilizado em Portugal. Arroz branco, arroz de tomate, arroz de feijão, arroz de coentros, arroz de cenouras. Depois há as variedades de arroz que encontramos atualmente nos supermercados: arroz branco, arroz basmati, arroz integral longo, arroz selvagem, arroz negro, arroz integral curto. É realmente um alimento muito versátil.

Mas já teve a sensação que está sempre a comer arroz e gostavas de variar um pouco? Há várias formas de variar o arroz e a massa – quinoa, cevada, trigo sarraceno, aveia – e o cuscuz é a forma mais fácil. 

Neste artigo damos dicas para tornar o arroz mais nutritivo e reduzir desperdício alimentar.

Esta versão, leva menos de 20 minutos e é deliciosa. Perfeita para aqueles dias que temos menos tempo para cozinhar e mesmo assim queremos comer uma refeição saudável. Esta receita é feita com cuscuz de espelta, que se compra em mercados biológicos, mas pode usar cuscuz de trigo. No final deixamos algumas ideias de acompanhamento veganas e não veganas, para ter um jantar completo sempre à mão.

O cuscuz pode ser oferecido a partir dos 6 meses, mas nesta versão tem de esperar até o bebé ter pelo menos 1 ano. Garanta que as amêndoas, damascos e tâmaras estão picados em pedaços pequenos e não há risco de asfixia.

Para adaptar este cuscuz a bebés com menos de 12 meses, ofereça o cuscuz bem cozido com a cenoura e cebola amassadas e misturadas ao casulo. Se necessário, faça o puré de cenoura e cebola separadamente e misture ao cuscuz. Assim conseguimos que o cuscuz fique mais compacto e, por isso mais fácil para o bebé comer.

Cuscuz marroquino

Este cuscuz fica pronto em 5 minutos e é uma alternativa deliciosa ao arroz para acompanhar o segundo-prato.
Prep Time 2 mins
Cook Time 5 mins
Course Almoço / Jantar
Cuisine Mediterranean
Servings 4 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 cup cuscuz
  • 1 chávena água
  • 1 cenoura média
  • 1 cebola média
  • 1/4 cup amêndoas laminadas
  • 2 colheres de sopa damascos picados em cubos pequenos
  • 2 colheres de sopa tâmaras picadas
  • 2 colheres de sopa salsa picada
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b. (+12 meses)
  • Pimenta preta q.b.
  • ½ colher de chá cúrcuma

modo de preparo
 

  • Aqueça a água até ferver. Num recipiente de vidro grande, adicione o cuscuz, a água e sal. Deixe o cuscuz absorver toda a água.
  • Pique a cebola e a cenoura em cubos pequenos. 
  • Numa frigideira com um fio de azeite, refogue a cebola e cenoura até a cenoura estar macia. Se necessário, acrescente um pouco de água. Adicione a cúrcuma.
  • Quando a cenoura estiver pronta, desligue a frigideira e adicionar a salsa.
  • Adicione a mistura de cenoura e cebola, amêndoas, damascos e tâmaras ao cuscuz e misturar. Sirva.

Ideias para acompanhar o cuscus marroquino

Falafel e húmus (vegan)
Peito de frango grelhado com molho de iogurte:

Temperar o peito de frango inteiro. Grelhar dos 2 lados e levar ao forno pré-aquecido durante 20 minutos.

Para o molho de iogurte: Picar um dente de alho com salsa. Misturar com iogurte natural sem açúcar, sal, pimenta e sumo de limão.

Vegetais assados (vegan)

Cortar 1 pedaço de abóbora, 1 courgette, 1 cebola roxa, 1 pimento vermelho, 1 batata doce. Adicionar a uma assadeira, temperar com azeite, um pouco de sal, cúrcuma, pimentão defumado e alecrim. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus até os vegetais estarem macios. 

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: