fbpx

Estes douradinhos são deliciosos, crocantes por fora, saudáveis e o melhor: feitos no forno! São um segundo-prato que qualquer criança adora!

Todos nós crescemos a comer douradinhos. Mas infelizmente é um alimento ultra-processado e por isso deve ser evitado para bebés com menos de 2 anos e evitado ou dado com muita moderação a crianças mais velhas.

A boa notícia é que fazer douradinhos em casa é muito fácil e ficam ainda melhores que os originais! Faço uma mistura de pão ralado, tortilhas de milho e adiciono linhaça para dar mais nutrientes. Esta receita é feita com bacalhau fresco mas pode ser pescada (como os lombos que se compram congelados, salmão ou qualquer outro peixe. Convém que tenha lombos altos, caso contrário o peixe pode secar no forno.

Sirvo o segundo-prato com douradinhos de várias formas, mas a nossa forma favorita é fazer com batatas “fritas” no forno e maionese de abacate. É um sucesso cá em casa sempre (entre as crianças e adultos)!

Adaptação bebé + 6 meses:

BLW: A crosta pode ser um pouco desafiante para um bebé tão pequeno. Faça o peixe em palitos largos (2 dedos) no forno sem panar e ofereça ao bebé com a batata em palito e fatia de abacate ou a maionese de abacate numa colher. Tem de ser compridos também para o bebé conseguir agarrar com a mão e levar à boca.

Convencional: Pode fazer uma papa de peixe, batata e abacate. Adicione um pouco de coentro e linhaça para nutrientes extra.

Receita

Ingredientes

400g de bacalhau fresco congelado ou lombos de pescada

Para a mistura de farinhas:

1/2 chávena de pão ralado de espelta (ou pão ralado comum)

1/2 chávena de tortilhas de milho trituradas*

1 colher de sopa de linhaça

1 colher de chá de páprica

1 colher de chá de cebola em pó

1/2 colher de chá de sal

1/2 colher de chá de pimenta preta

Para a mistura de ovo:

1 ovo

1 colher de sopa de farinha de aveia

1 colher de sopa de leite vegetal ou leite de vaca

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 220 graus.

Pincelar uma assadeira com papel vegetal

Cortar o bacalhau ao comprido em 4 partes (cada tira fica com 2 dedos de largura) e em 3 ou 4 na horizontal.

Misturar o ovo com a farinha e leite num prato de sopa.

Em outro prato fazer a mistura de pão ralado e temperos.

Passar os pedaços de peixe na mistura de ovo e depois na mistura de pão ralado e dispor na assadeira.

Assar durante 15 a 25 minutos, virando a meio os douradinhos.

Sugestão de segundo prato

Batatas fritas no forno e maionese vegan de abacate: Cortar as batatas em palitos e deixar de molho. Secar bem e dispor na assadeira com um pouco de azeite. Assar juntamente com o peixe (vão ficar prontos mais ou menos ao mesmo tempo). A maionese de abacate é maravilhosa, uma ótima opção para bebés e crianças por ser muito mais saudável que as maioneses prontas. Pode encontrar a receita aqui.

Outra opção é servir com vinagrete de feijão frade como faço na ementa desta semana.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: