fbpx

Feijoada saudável

A feijoada brasileira é deliciosa e comemos algumas vezes, mas é cheia de enchidos e os enchidos não devem entrar na alimentação do bebé nem de crianças pequenas.

Esta versão é bem mais saudável que a versão original mas também é muito saborosa e pode ser oferecida a bebés a partir dos 6 meses.

O feijão é fonte incrível de ferro (não-heme) e folato, dois nutrientes fundamentais para bebés (e grávidas também!). Combinado com a carne, ainda aumenta a absorção do ferro. Para uma versão vegan, substitua a carne por tofu defumado.

Panela de pressão

Se consome ou pretende consumir leguminosas com frequência, a panela de pressão é uma ótima aquisição! Além de feijão e grão a panela de pressão é ótima para cozer carnes e até a carne mais rija fica macia.

Esta receita é feita com a panela de pressão. Se não tiver, aconselho a fazer a carne no forno lentamente (a 120 graus) durante 1 a 2 horas e depois juntá-la ao feijão numa panela normal e cozer por mais 45 minutos (que é normalmente o tempo que o feijão demolhado leva a cozer).

Adaptação para bebés +6 meses:

BLW: A melhor forma será servir o feijão e a carne amassados com um garfo como se fosse um puré. Pode usar um pouco do caldo do feijão para fazer o puré e depois servir numa colher para o bebé levar a colher à boca ou no prato para ele explorar com a mão. Pode acompanhar com um “croquete” de arroz com couve bem picada.

Introdução convencional: Coza legumes à parte no vapor (abóbora, cebola, curgete por exemplo). Depois junte o feijão e a carne (e um pouco do caldo do feijão se quiser) e amasse ou triture tudo junto.

Receita

Ingredientes

1 embalagem de feijão preto 500g

250-300g de carne para estufar cortada em pedaços

2 cebolas

4 dentes de alho

2 folhas de louro

Azeite

Sal a gosto (+12 meses)

Modo de preparo

Numa panela de pressão, adicionar um fio de azeite, refogar a carne, adicionar água suficiente para cobrir (alguns dedos acima) e 1 folha de louro. Cozer durante 30 a 40 minutos depois de ganhar pressão.

Quando estiver pronta e a pressão tiver saído, retirar a carne e reservar o caldo. Pode congelá-lo e usar para fazer uma sopa por exemplo.

Na mesma panela sem lavar, adicionar o feijão, as duas folhas de louro, a carne e água suficiente para ficar 3 dedos acima do feijão. Cozer por 5 minutos a 10 minutos.1

Numa frigideira ao lado, refogar a cebola e alho bem picados em azeite.

Quando feijão estiver cozido e a pressão tiver saído, abrir a tampa, adicionar o refogado ao feijão e cozer por mais 20-30 minutos em fogo baixo. A ideia é a água do feijão engrossar e o feijão ganhar sabor. Se usar sal, é agora que deve temperar o feijão.

Se tiver um bebé com menos de 12 meses, coza durante 10-15 minutos sem sal, retire a parte de feijão e carne do bebé, e tempere a restante da família.

Sugestões para servir

Arroz, couve (de caldo verde) refogada com alho e laranja

Arroz integral e curgete refogada com cebola.

Notas:

1 O feijão preto demolhado durante 8 a 12 horas precisa de 5 minutos para cozer. Se não tiver demolhado pode precisar de mais tempo.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: