fbpx
feijão preto

Feijoada Vegan

Nunca conheci ninguém que não gostasse de feijoada. Os enchidos e carnes secas dão um sabor defumado ao feijão que é delicioso. O problema é que grande parte dos enchidos no supermercado tem ingredientes muito pouco saudáveis, como conservantes e aditivos. Além disso, são cheios de sal e não podem ser consumidos por crianças com menos de 2 anos.

Porque esta receita é tão boa

Cá em casa adoramos feijão e comemos feijão, grão ou lentilhas todas as semanas e de diferentes maneiras. Mas esta feijoada é um prato a que volto com bastante frequência por ser tão deliciosa e fácil de fazer.

O tofu defumado dá um sabor delicioso a esta feijoada sem ser necessário adicionar carnes pouco saudáveis como enchidos. Os vegetais adicionam nutrientes extra à feijoada e acompanhada de arroz integral e uma verdura fazem dela uma refeição completa.

Esta feijoada também congela muito bem e mantém sabor e a consistência depois de descongelada.

Benefícios para a saúde

O feijão é uma das melhores fontes de proteína vegetal (importante para reparo de tecidos nos músculos, pele, órgãos, sangue, cabelos e unhas). É ainda rico em fibras, folato, manganês e muitos outros nutrientes.

O tofu também é uma fonte completa de proteína e não pode falta na dieta vegan ou vegetariana. O ideal é consumir sempre tofu biológico porque a maior parte da soja não biológica é transgênica.

A abóbora é rica em muitos nutrientes, incluindo vitamina A, vitamina C, magnésio e potássio.

Quem pode consumir

Bebés a partir dos 9 meses.

Receita

Ingredientes

500g de feijão preto (ou feijão azuki)

4 folhas louro

100g de tofu defumado cortado em cubos

4 chávenas de cebola bem picada

4 colheres de sopa de alho bem picado

1 courgette cortada em cubos pequenos

1 chávena de abóbora manteiga cortada em cubos pequenos

Salsa bem picada para colocar por cima

Sal, pimenta e cúrcuma a gosto

Modo de Preparo

Cozer o feijão na panela de pressão com 3 xícaras de água, o louro e o tofu defumado. Cozer durante 25 minutos após levantar pressão.

Enquanto o feijão está a cozer, fazer um refogado com a cebola em azeite.

Quando a cebola estiver bem dourada, juntar o alho. Refogar durante 2 a 3 minutos.

Juntar a abóbora e refogar por mais 5 minutos.

Quando o feijão já estiver cozido, juntar a courgette, sal e o refogado ao feijão. Cozinhar a feijoada em fogo baixo durante mais ou menos 30 minutos. Ajustar sal se necessário.

Dicas

Para um prato completo vegan com proteínas, fibras e muitos nutrientes, servir esta feijoada com arroz integral, couve para caldo verde refogada em alho, rodelas de laranja e farofa de amêndoas.

Para fazer a couve:

Refogar 2 dentes de alho em azeite. Adicionar um pacote de couve para caldo verde e cozinhar até a couve estar macia. Adicionar 1 a 2 colheres de sopa se necessário.

Para fazer a farofa de amêndoas:

1 chávena de farinha de mandioca

1 chávena de farinha de amêndoas

1 chávena de cebola bem picada

3 colheres de sopa de alho bem picado

1 chávena de salsa picada

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de cúrcuma

Refogar a cebola no azeite até ficar bem dourada.

Quando a cebola estiver quase castanha, acrescentar o alho e cozinhar por mais 5 minutos.

Adicionar a cúrcuma e refogar por mais 2 minutos.

Adicionar as farinhas e a salsa. Ajustar o sal.

Cozinhar a farofa até ganhar cor, mais ou menos 15 a 20 minutos. Ir mexendo frequentemente.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: