fbpx

Gnocchi de abóbora

Esta receita de gnocchi é maravilhosa. Tem um sabor suave, um consistência ótima e, ao contrário da receita original, não leva ovo, sendo uma ótima opção até para bebés e crianças alérgicas a ovo. É também uma excelente opção de segundo prato para bebés e crianças vegan ou vegetarianos.

Nesta receita, damos duas versões: um gnocchi com azeite e cogumelos shitake e outro com molho de tomate caseiro e manjericão.

Uma receita para fazer com as crianças

A massa de gnocchi é muito fácil de trabalhar e por isso ótima para fazer com as crianças. Elas podem enrolar a massa com as pontas das mãos e formar o que a minha filha chama de “cobras” e depois cortar com uma faca apropriada. Gosto especialmente desta faca da Doddl para bebés e crianças pequenas.

Como poupar tempo a fazer o gnocchi

Esta receita dá para 4 refeições de adultos e 2 refeições de um bebé ou criança pequena. Perfeito para o jantar e o almoço do dia seguinte.

Mas é uma receita que dá algum trabalho a fazer, principalmente a parte de cozinhá-los (é mais ou menos 40 minutos de preparo). Para poupar tempo, asse os legumes e faça o molho de tomate de véspera ou no fim-de-semana. No dia é só misturar a farinha e fazer o formato dos gnocchis e cozinhá-los.

Quando faço esta receita gnocchi, aproveito e faço outros pratos de forno para aproveitar ao máximo o forno e reduzir o gasto de energia. Então no dia de meal prep, que cá em casa é domingo, asso as abóboras e as batatas, e aproveito e asso os tomates para fazer o molho e faço outros pratos da semana no forno (legumes ou uma carne assada).

Receita

Ingredientes

1 abóbora hokkaido pequena (equivale a 1 ⅓ chávena de puré)

1 batata doce média + 2 batatas pequenas (equivale a 1 chávena cheia de puré)

2 chávenas de farinha de trigo branca + farinha para trabalhar a massa

Sal e pimenta a gosto

Opcional:

Folhas de tomilho

Noz moscada

Modo de preparo

Cortar a abóbora ao meio e furar as batatas com um garfo.

Assar no forno a 180 graus até estarem bem cozidas (testar com um garfo), mais ou menos 30 a 45 minutos.

Deixar arrefecer, retirar a casca e fazer o puré de abóbora e depois o de batata separadamente com um esmagador de batatas.

Medir 1 ⅓ chávenas de puré de abóbora e 1 chávena bem cheia de puré de batata e misturar num recipiente.

Adicionar a farinha, sal, pimenta e as folhas de tomilho e noz moscada caso esteja a usar.

Misturar bem a massa e transferir para uma superfície polvilhada com uma boa dose de farinha.

Para fazer os gnocchis:

Corte a massa em 4 e trabalhe uma parte de cada vez. Adicione mais farinha sempre que fizer uma parte da massa.

Comece a enrolar a massa com a ponta dos dedos até ficar em formato de salsicha. 

Corte a massa em dois e depois corte os gnocchis. 

Transfira os gnocchis para uma assadeira polvilhada com farinha e polvilhe com mais farinha por cima se necessário.

Ferva água com sal (como faz para a massa) numa panela larga. Quando ferver adicionar os gnocchis aos poucos. Se a panela ficar muito cheia eles vão se agarrar então tente preencher o fundo da panela deixando espaço entre eles.

Quando os gnocchis boiarem estão prontos. Retire-os à medida que vão ficando prontos com uma escumadeira.

Para servir

Com cogumelos e pinhões:

Numa frigideira ou wok, refogue azeite, dois dentes de alho inteiros, 2 chávenas de cogumelos shitake picados e manjericão picado. 

Deixe os cogumelos refogar e ganhar sabor do azeite com alho. 

Quando os cogumelos estiverem prontos, adicionar os gnocchis e deixá-los ganhar cor.

Servir com pinhões e queijo parmesão (opcional) por cima

Com molho de tomate e manjericão:

Fazer o molho de tomates assados como explicamos nesta receita. Tem de assar os tomates com cebola e outros vegetais (se quiser) e depois triturar.

Transferir o molho de tomate para uma panela e aquecer. 

Servir os gnocchis num prato de sopa ou bowl, adicionar o molho de tomate por cima, manjericão picado e queijo parmesão (opcional)

Estes gnocchis podem ser uma opção de segundo prato vegetariano, apenas servidos com uma salada, mas se quiser adicionar carne, eles combinam muito bem com uma carne de vaca de panela ou carne assada.

Substituições:

Abóbora: Pode usar abóbora manteiga. Não recomendo outras abóboras porque dão mais água e mudam a consistência do gnocchi.

Farinha de trigo: Nunca testei com outras farinhas, mas para uma versão sem glúten usaria farinha de arroz ou farinha de aveia.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: