fbpx

Hambúrguer com vegetais escondidos

Há muitas receitas de hambúrgueres com vegetais escondidos mas todas usam vegetais picados ou ralados. E quem tem uma criança difícil para comer sabe muito bem que eles descobrem até os pedaços mais pequenos na comida!

A minha filha, durante a última fase de selectividade alimentar próxima dos 2 anos, começou a rejeitar muitos vegetais e dei por ela a com os dedos pequeninos a retirar a cenoura ralada do prato. Foi aí que criei esta receita. Desde então fiz alguns testes para garantir que tinha a receita perfeita.

Uma nota sobre a selectividade alimentar

Os bebés passam por fases de selectividade, uma delas por volta dos 2 anos. Durante essa fase o bebé passa a rejeitar alimentos que antes comia e a comer bem menos. Faz parte e é importante que nesta fase, esconda vegetais se necessário, mas continue a oferece-los separadamente.

Mas este hambúrguer não é bom apenas para crianças difíceis para comer ou numa fase de selectividade alimentar. Eles também são perfeitos para a introdução da alimentação complementar com baby led weaning ou a partir dos 8/9 meses quando começar a adicionar alimentos com textura à alimentação do bebé.

Este hambúrguer é feito apenas com carne e vegetais. Não leva ovo nem farinha e fica com uma consistência ótima e suculento por dentro. E como os vegetais são adicionados em puré, a criança não consegue vê-los nem senti-los.

Como preparar os hambúrgueres

Esta é uma parte muito importante por questões de segurança alimentar, especialmente quando estamos a cozinhar para crianças. A carne depois de picada, cria um ambiente propício para bactérias a multiplicar-se.

Trabalhe o mais rápido possível os hambúrgueres para limitar o tempo que a carne picada fica em temperatura ambiente. Grelhe os hambúrgueres ou congele imediatamente. Explicamos como congelar no final deste artigo.

Receita

Rende 8 hambúrgueres (de 70/75 g)

Ingredientes

500 g de carne de vaca picada ou frango

1/2 chávena de abóbora e cenoura (ou só um deles)

1/4 chávena de floretes de brócolos (sem talos1)

2 colheres de sopa de salsa picada

1 colher de sopa de azeite

1 colher de chá de cúrcuma em pó

1 colher de sopa de farinha de linhaça (opcional)

1 colher de sopa de pasta de tomate (opcional)

Sal e pimenta

Modo de preparo

Cortar a abóbora e cenoura em pedaços pequenos e cozer juntamente com os brócolos em água até estarem bem macios.

Ralar a cebola e picar bem a salsa.

Quando a cenoura, abóbora e brócolos estiverem bem cozidos, coar e esmagar com um garfo.

Alternativamente pode triturar os vegetais com a cebola, azeite, pasta de tomate e linhaça.

Num recipiente redondo juntar todos os ingredientes e misturar com as mãos.

Fazer bolas e formar os hambúrgueres com a mão. O ideal é pesar as bolas para ficarem todas do mesmo tamanho. O peso vai depender da idade do bebé. Como referência, um adulto médio come 150g.

Grelhar com um pouco de azeite. Certifique-se sempre que o hambúrguer está bem passado no centro.

Como conservar os hambúrgueres

Prepare a mistura de carne picada, forme em hambúrgueres e coloque em uma única camada num saco com zipper e congele imediatamente. não sobreponha nem cole os hambúrgueres uns aos outros.

Opcionalmente, pode congelar os hambúrgueres num recipiente de plástico ou vidro com tampa. Nesse caso adicione uma folha de papel vegetal na base do recipiente e entre os hambúrgueres para não agarrarem uns aos outros.

Este hambúrgueres podem ser congelado por até 3 meses.

Quando chegar a hora de usar os hambúrgueres congelados, não descongele os hambúrgueres a temperatura ambiente pela mesma razão que mencionamos em cima. Em vez disso, descongele-os no frigorífico até estarem parcialmente descongelados, mesmo que seja apenas por algumas horas.

Opcionalmente, pode cozinhar hambúrgueres congelados sem descongelá-los previamente, mas levará mais tempo para cozinhá-los completamente no centro. Isso faz com que o hambúrguer queime por fora antes de estar cozinhado por dentro.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: