fbpx

Hambúrguer de feijão

Já há muito tempo que deixei de comprar carne picada. As picadoras de supermercado e talho fazem-me confusão e então não fazemos nada com carne picada em casa, nem compramos hambúrgueres prontos. Muito raramente saíamos para comer um hambúrguer, mas desde que comecei a investir algum tempo em testar receitas, que substituímos os hambúrgueres de vaca por de hambúrgueres veganos. 

Porque esta receita é tão boa

Eu adoro hambúrgueres veganos. Faço-os várias vezes e cá em casa comemos hambúrgueres veganos das mais diversas maneiras: no pão, acompanhado de arroz integral e vegetais, com cuscuz de espelta para uma refeição ultra rápida ou com salada em dias mais quentes. 

São uma alternativa incrível à carne porque são cheios de proteína, são uma opção para quem está a reduzir hidratos de carbono e congelam muito bem e depois de congelados ficam prontos em menos de 10 minutos.

Esta receita também é muito versátil. Podes fazer com qualquer feijão ou grão de bico. Podes fazer com feijão em lata (mas não para bebés com menos de 2 anos). Podes substituir o feijão por quinoa ou fazer meio a meio. Podes fazer só com cenoura ou só com courgette, ou substituir por outros vegetais que tenhas em casa.

Benefícios para a saúde

O feijão, combinado com a amêndoa (ou mesmo o arroz integral a acompanhar) é uma fonte completa de proteína (importante para reparo de tecidos nos músculos, pele, órgãos, sangue, cabelos e unhas). O feijão azuki é ainda rico em fibras, folato, manganês e outros nutrientes.

Uma nota sobre a proteína vegetal

Existem dois tipos de fontes de proteínas: completas e incompletas. Produtos de origem animal, soja e quinoa são fontes de proteínas completas, o que significa que contêm todos os nove aminoácidos essenciais. Os feijões e o grão de bico não e por isso são proteínas incompletas. Eles podem se tornar fontes de proteína completa ao serem combinados com nozes, sementes ou grãos integrais como o arroz. 

Quem pode consumir

Bebés a partir dos 6 meses desde que se faça num formato ideal para o bebé segurar com a mão. 

Receita

Ingredientes

2 chávenas de feijão Azuki cozido*

1 ½ chávenas de aveia em flocos ou farinha de aveia

½ chávena de farinha de amêndoa

1 chávena de courgette ralada

1 chávena de cenoura ralada

1 chávena de cebola roxa picada

1 dente de alho

2 colheres de sopa de linhaça ou chia

3 cl sopa de azeite

¼ chávena de coentros picados

Sal e pimenta a gosto

1 malagueta sem sementes (opcional)

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Ralar a cenoura e courgette separadamente. Retirar toda a água da courgette com as mãos.

Refogar a cebola no azeite até ficar dourada. Juntar o alho picado. 

Se fores usar a malagueta, adicionar a malagueta picada juntamente com o alho.

Juntar a cenoura e courgette e cozinhar por mais 5 minutos ou até qualquer água residual ter desaparecido.

Adicionar o feijão, ajustar o sal e a pimenta e cozinhar por mais 5 minutos. Retirar do fogo. 

Com uma varinha mágica triturar a mistura de feijão. Se o bebé tiver mais que um ano podes deixar alguns pedaços de feijão por triturar, senão triturar completamente.

Adicionar os restantes ingredientes e misturar.

Formar hambúrgueres e assar por 15 de cada lado.

Substituições

O feijão azuki pode ser substituído por feijão preto ou 1 chávena pode ser substituída por 1 chávena de quinoa. 

A farinha de aveia pode ser substituída por farinha de espelta ou farinha de trigo.

A courgette pode ser substituída por cenoura e vice-versa.

Dicas

*O feijão deve ficar sempre de molho durante umas 8 horas. E depois cozido na panela de pressão. Costumo deixar o feijão de molho já dentro da panela de pressão durante a noite. Tapo-a com uma pano tipo fralda de bebé. De manhã tiro a água, lavo o feijão e cozo-o em água com um pouco de sal durante 30 minutos depois de ganhar pressão. Este artigo explica em detalhe como cozinhar feijão e usar a panela de pressão.

Servir no pão de hambúrguer integral, com arroz integral e legumes salteados, com cuscuz ou com salada de tomate, abacate, tâmaras e coentros.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

2 comentários em “Hambúrguer de feijão

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: