fbpx

Massa à bolonhesa

Esta receita de bolonhesa é nutritiva e pode ser oferecida a partir dos 6 meses. Aliás, a carne picada é uma forma de começar a evoluir texturas mesmo para quem tem medo de fazer BLW ou oferecer pedaços maiores.

A carne é um alimento fundamental na alimentação do bebé (pode sempre optar por uma dieta vegetariana ou vegan mas nesse caso deve ser acompanhada por um nutricionista) por ser fonte de ferro, tão importante nos primeiros tempos, uma vez que o leite materno não consegue suprir as necessidades do bebé a partir dos 6 meses.

Esta bolonhesa além de carne, é feita com vegetais também para nutrientes extra. É uma receita excelente para bebés e crianças, e em especial para crianças difíceis para comer porque os vegetais ficam mesmo bem escondidos.

Lembrando que os vegetais escondidos servem para dar mais nutrientes à alimentação do bebé ou criança, mas devemos continuar a oferecer os vegetais separadamente para que eles continuem a ser expostos a esses vegetais (incluindo os que não gostam)

Eu faço esta bolonhesa tanto com molho de tomate caseiro ou com molho de tomate de lata. Depende do tempo que tenho. Mas ela fica mesmo deliciosa (e ainda mais nutritiva!) com este molho de tomate e vegetais. Há duas receitas no blog: uma feita no forno e outra na panela. As duas são deliciosas, mas a do forno é a que leva menos tempo e dá menos trabalho. Se optar por lata, escolha um sem sal e sem BPA, sem açúcar e outros aditivos para bebés com menos de 1 ano. Para bebés mais velhos, continue a escolher sem BPA e sem açúcar.

Receita

Ingredientes

400g de carne picada

500ml de molho de tomate caseiro ou 1 lata de molho de tomate (ver nota)

1/2 cebola

1/2 alho francês

1 dente de alho

1/4 chávena de brócolos ralados

1/4 chávena de puré de abóbora

Sal e pimenta a gosto (+12 meses)

Modo de preparo

Adicionar água a uma panela e deixar ferver. Se o bebé tiver mais de 1 ano, já pode adicionar sal à água. Cozer a massa de acordo com as instruções.

Picar a cebola, alho francês e alho. Refogar em azeite

Num recipiente, ralar os brócolos crus, juntar a abóbora cozida e amassada com um garfo e a carne. Misturar e temperar.

Quando a cebola tiver alguma cor, adicionar a carne e refogar por 5 minutos.

Adicionar o molho (se for necessário, adicionar água à lata e juntar à panela) e deixar cozinhar por mais 15 a 20 minutos. Alternativamente pode ir adicionando água do cozimento da massa.

Servir com a massa. Para bebés com mais de 12 meses pode adicionar um pouco de queijo parmesão por cima.

Notas:

A maior parte das latas têm BPA no seu revestimento e por isso devem ser evitadas para bebés porque não sabemos o efeito do BPA a longo prazo, especialmente em crianças. Já existem alternativas sem BPA. Até agora só encontrei no Celeiro e El Corte Inglês (secção dos biológicos). Se a lata não tiver BPA, essa informação vem no rótulo. Atenção que biológico não é sinónimo de ser sem BPA. Falamos sobre enlatados neste artigo.

Muitos molhos de tomate também têm sal, açúcar e outros aditivos, que não devem entrar na alimentação do bebé com menos de 2 anos. Normalmente os tomates pelados costumam não ter, mas precisa ler sempre o rótulo.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: