fbpx

Massa com curgete e pesto de ervilhas

Esta massa é uma das receitas a que recorro com frequência por ser uma daquelas receitas muito rápidas de fazer e ainda assim muito nutritiva.

As ervilhas contêm quase todas as vitaminas e minerais: vitamina A, K vitaminas B, vitamina C, ferro, manganês e fósforo. Mas o que torna as ervilhas diferentes de outros vegetais é seu alto teor de proteína, além de uma quantidade significativa de fibras. A curgete é especialmente rica em vitamina A, mas também tem várias outras vitaminas e minerais como vitamina C, manganês, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, vitamina K e cobre.

Se quiser tornar este prato ainda mais nutritivo, pode usar uma massa de leguminosas (de ervilhas, grão-de-bico ou feijão).


Receita: Pataniscas de curgete. Muito fáceis de fazer e deliciosas. Uma ótima opção para BLW ou para bebés em introdução convencional a evoluir texturas.


Esta receita é vegetariana (a única proteína animal é a ricota, que é um queijo excelente para bebés e crianças), mas se quiser incluir carne, ela combina muito bem com frango. É só cozer e desfiar ou grelhar frango, cortar em pedaços e misturar.

Uma nota sobre o pesto de ervilhas

O pesto de ervilhas leva frutos secos (neste caso amêndoas). Se o bebé ainda não foi exposto a frutos secos, exclua as amêndoas do pesto. Há evidência de uma janela imunológica para introdução de alimentos que podem causar alergia antes dos 12 meses. Para saber mais sobre esse tema e como introduzir alimentos que podem causar alergia, consulte este artigo.

Como perder o menor tempo possível a fazer esta receita

Cozer as ervilhas, normalmente leva 5 minutos. Enquanto cozem, cortar a curgete e ralar o limão. Na mesma água do cozimento das ervilhas, cozer a massa.

Enquanto a massa coze, grelhar as curgetes. Se for fazer o frango, grelhe-o logo a seguir na mesma frigideira, sem precisar passar por água.

Enquanto grelha a curgete, faça o pesto de ervilhas. Depois é juntar tudo e servir.

Aproveitar e usar as mesmas panelas para fazer várias coisas, poupa muito tempo na cozinha porque tem de se lavar muito menos.

Adaptação para bebé +6 meses:

BLW: Oferecer o penne (muito bem cozido), o pesto de ervilhas triturado com frango numa colher e a curgete cortada em palitos e feita no vapor, assada ou cozida.

Introdução convencional: Faça um puré de ervilhas com curgete e frango e sirva ao bebé num prato fundo com uma colher para ele comer ou sirva a colher e ofereça a colher na mão do bebé para ele comer por ele.


O ferro é muito importante nesta fase e incluir fontes de ferro em todas as refeições é fundamental. Por isso que para bebés a partir dos 6 meses acrescentamos o frango ao pesto ou sopa, mesmo que o resto da família coma vegetariano.

Receita

Ingredientes

1/2 embalagem de massa (usei penne integral mas pode ser qualquer uma)

4 curgetes pequenas (ou 2 grandes)

Pesto de ervilhas

Raspas de um limão

Sumo de limão a gosto (opcional)

Ricota a gosto (opcional; usar para servir)

Sal e pimenta (+12 meses)

Azeite para servir

Modo de preparo

Se for fazer o pesto: Cozer as ervilhas.

Enquanto as ervilhas cozem, fatiar as curgetes e ralar o limão.

Quando as ervilhas estiverem cozidas, retirá-las da água e reservar para fazer o pesto. Cozer a massa nessa mesma água.

Enquanto a massa coze, grelhar as curgetes com um pouco de azeite. A curgete deve ser grelhada sem ser sobreposta.

Fazer o pesto de ervilhas.

Temperar as curgetes com sal e pimenta (ambos apenas +12 meses), polvilhar com as raspas de limão.

Envolver a massa com o pesto de ervilhas, misturar as curgetes e servir com ricota e mais raspas de limão. Pode ainda adicionar um pouco de azeite e sumo de limão.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: