Esta massa com molho de vegetais e aveia e frango é deliciosa e pode ser oferecida a bebés a partir dos 9-12 meses. É especialmente interessante para bebés e crianças que não estão a comer bem porque é divertida e muito nutritiva!
Esta refeição é uma excelente opção para bebés que já fazem a pinça fina (a partir dos 9-12 meses). Pode sempre acrescentar outros vegetais para dar mais cor ao prato!
Aveia enriquecida Oatibix da Weetabix
Sei que este artigo parece uma publicidade à marca, mas não é! É apenas uma recomendação honesta e muito importante!
Isto porque esta aveia é a única farinha de cereais no mercado português que é enriquecida com ferroa (além de vitaminas do complexo B, incluindo B12 e ácido fólico, cálcio e vitamina D), e maior parte dos pais não conhece esta aveia.
As vantagens desta aveia:
- É enriquecida com ferro (além de outros nutrientes), mas apenas isso! Não tem ingredientes e aditivos desnecessários como a maior parte das papas de bebé que são enriquecidas.
- É instantânea! Isto significa que pode usa-la sem precisar cozinhar. Pode misturar ao iogurte, leite, aos smoothies, papas ou mesmo a molhos como nesta receita!
Já falei aqui várias vezes da importância do ferro na alimentação de bebés, mas podem ver mais informação neste artigo.
Esta aveia não é fácil de encontrar, mas consegui comprá-la no El Corte Inglês ou Auchan (loja física e online).
O que leva esta receita
Esta receita é pensada em bebés e crianças que não estão a comer bem! Feita com:
Massa de dinossauros: Massas com bonecos são divertidas e costumam ser um sucesso com crianças.
Molho com vegetais e aveia: Muito saboroso e nutritivo! Com vegetais escondidos e por isso uma excelente opção para bebés e crianças que não estão a comer bem. Uso uma combinação de alho francês, cenoura, nabo e couve-coração, mas pode usar quaisquer vegetais que tenha no frigorífico.
Frango cozido: mas podem substituir por outra carne, como peru ou carne de vaca, ou por feijão ou grão de bico para uma versão vegan.
Não me canso de dizer que exposição – especialmente a vegetais, que costumam ser mais rejeitados – é fundamental. Mas há momentos em que eu adapto. Porque a minha filha está há dias sem comer quase nada às refeições principais. Por isso eu ofereci vegetais separadamente nas outras refeições anteriores, mas ontem à noite só quis que ela comesse uma refeição nutritiva! E ela comeu, adorou e está tudo bem!
Mas atenção que para algumas crianças, especialmente as crianças extremamente seletivas, esconder vegetais pode ter o efeito reverso, porque a criança sente que há vegetais na comida e depois rejeita o prato por completo. Além disso, para essas crianças, esconder vegetais pode gerar desconfiança. Lembre-se, você conhece o seu filho/a melhor do que ninguém!
Como conservar
Pode guardar esta massa pronta no frigorífico por até 3 dias.
Alternativamente pode congelar o molho e o frango (juntos ou separados) por até 3 meses. No dia que for servir só precisa descongela-los no microondas e cozer a massa.
Se optar por congelar o molho separadamente, use formas de gelo e congele o molho por 4 horas. Depois transfira os cubos de gelo para um saco ziploc.

Massa com molho de vegetais e aveia e frango
Ingredientes
Para o caldo de frango rápido:
- 1 nabo
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 4 pernas de frango do campo
- água suficiente para cozer
Para os vegetais salteados:
- 1 cenoura grande
- 1 cebola
- 1 nabo
- 1 alho francês (parte branca e verde)
- 1/2 couve coração
- 2 colheres de sopa azeite
- temperos a gosto (usei molho de soja e miso)
Para o molho de vegetais e aveia:
- 1 cup caldo de frango
- 7 colheres de sopa vegetais salteados
- 4 colheres de sopa aveia instantânea com ferro da Oatibix
Para a massa:
- 200 g massa (estimativa de 50g por adulto)
modo de preparo
Para o caldo de frango rápido:
- Coza todos os ingredientes durante 30 minutos.Na Bimby: 30 m / Varoma / Reverse / vel 2
- Quando estiver pronto, coar o frango e reservar parte do caldo para o molho. O restante caldo vai ser usado para cozer a massa.
Para os vegetais:
- Enquanto o caldo coze, fatie a cebola, o alho francês e a couve-coração.
- Corte a cenoura e o nabo em cubos.
- Leve uma panela ao lume com o azeite e refogue os vegetais.
- Quando já estiverem com alguma cor, adicione 8 colheres de sopa do caldo de frango e deixar evaporar.
- Reservar os vegetais.
Para o molho de vegetais e aveia:
- Junte todos os ingredientes e triture. Na Bimby: 45 seg / vel 9 (começar com vel 5 e aumentar gradualmente)
Para a massa:
- Coza a massa no caldo de frango de acordo com as instruções da embalagem.
- Misture com o molho e sirva com o frango cortado em pedaços apropriados para o bebé.
Notas
- A massa deve ser em formato maior (fusilli, penne, rigatoni, fusillone)
- O frango deve ser picado (com um garfo e faca) e misturado com um pouco de molho ou mesmo à massa ou em pedaços grandes que o bebé consiga agarrar com a mão.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.