A maior parte das massas de empada ou massas folhas à venda nos supermercados têm demasiados ingredientes, especialmente para crianças pequenas. A boa notícia é que fazer a massa de empada em casa é fácil e se fizer muitas de uma vez pode congelar e ter empadas sempre à mão no congelador.
Esta massa de empadas é maravilhosa. Saborosa, crocante e muito saudável. Não leva ovos nem leite e é vegan. Nesta receita, ensinamos a fazer a massa de empada e damos 4 opções de recheio no final, em que duas delas são vegan:
- Empada de carne e vegetais
- Empada de lentilhas
- Empada de frango e bechamel
- Empada de milho e queijo
Embora todos os ingredientes sejam apropriados para um bebé a partir dos 6 meses, não é um alimento fácil de comer antes dos 12 meses. Para crianças mais velhas, são uma ótima opção para levar na lancheira.
Adaptação para bebés +6 meses:
BLW: Antes dos 9 meses é difícil oferecer empadas. A partir do momento que o bebé fizer o movimento de pinça pode cortar em pedaços pequeninos para ele agarrar com a ponta dos dedos. Para bebés ou crianças pequenas, o melhor é oferecer em formato de pastel (ver foto), que eles conseguem comer com a mão. Outra opção é cortar em pedaços, espetar num garfo e oferecer o garfo ao bebé.
Alimentação convencional: Antes dos 12 meses, adapte o recheio das empadas para uma papa. Pode fazer papa de lentilhas por exemplo. Se fizer recheio de carne, use a mesma carne na sopa. A partir dos 12 meses deve já oferecer a empada com a massa. Para incentivar o uso de talheres, pode cortar a empada espetar num garfo e dar ao garfo ao bebé. Prefira um garfo apropriado como os da Doddl ou Grabease.

Receita da massa de empada
Rende 10 a 12 empadas
Ingredientes
250 g de farinha de espelta integral (medir duas colheres de farinha de araruta ou amido de milho e no mesmo recipiente completar com farinha de espelta até obter 250g)
½ chávena de agua quente
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá rasa de sal (+12meses)

Modo de preparo
Untar formas de empadas com azeite e farinha, caso esteja a fazer em formato de empadas.
Pré-aquecer o forno a 200 graus.
Misturar a farinha e sal num recipiente.
Misturar a água quente com o azeite.
Fazer um buraco no meio da farinha, adicionar a agua quente com o azeite.
Misturar com um garfo e depois com as mãos até obter uma massa macia.
Envolver a massa em papel transparente ou em pano de cera de abelha e deixe repousar no frigorífico por pelo menos 4 horas (pode ficar de um dia para o outro).
Para acelerar o processo: deixe 1 a 2 horas no frigorífico e depois 15-30 minutos no congelador. Arrefecer a massa é importante para ser mais fácil trabalhá-la.
Quando a massa estiver arrefecido cortar em bolinhas com o mesmo tamanho (ou peso).
Se fizer empadas: Esticar a massa, adicionar à forma da empada, rechear e fechar.
Se fizer pastéis: Esticar a massa, rechear e fechar.
Pincelar com 1 ovo, ou com uma mistura de leite vegetal e azeite.
Assar por 15 a 20 minutos.
Se for congelar
Recheie as empadas e congele-as antes de assar num recipiente com papel vegetal por baixo e sem sobrepor as empadas. Quando quiser fazer as empadas só precisa retira-las 5 minutos antes e assar no forno a 200 graus.
Sugestões de recheio
Empada de carne e vegetais:
Ingredientes
200g de carne para estufar ou carne picada
2 cebolas
2 cenouras
1 alho francês
2 folhas de louro
1 pimento vermelho pequeno
1 cenoura ralada
Temperos: sal (+12 meses), pimenta, cominhos, páprica
Modo de preparo
Se usar carne para estufar: Na panela de pressão adicionar 1 cebola e 1 cenoura picadas grosseiramente. Refogar em um pouco de azeite. Adicionar a carne, a folha de louro, á água e cozer durante 45 minutos depois de ganhar pressão. A carne sai a desfazer-se.
Numa frigideira refogar cebola, alho francês, pimentos, cenoura ralada e folha de louro. Adicionar a carne e um pouco da água da cozedura. Se quiser pode adicionar um pouco de leite também. Deixar arrefecer.
Rechear a empada (dá mais ou menos uma colher cheia de sopa por empada)

Empada de lentilhas e legumes:
Ingredientes
Meia chávena de lentilhas
1 cebola
1 alho francês
1 cenoura
1 pimento vermelho
½ couve lombarda pequena
¼ chávena de ervilhas
½ chávena de molho de tomate
½ a 1 chávena de água
Temperos: Sal (+12 meses), pimenta preto, cúrcuma, gengibre em pó, coentros em pó
Modo de preparo
Picar cebola, alho francês, cenoura, pimentos e couve lombarda. Refogar.
Adicionar as lentilhas e ervilhas o molho de tomate e ½ chávena de água. Cozer até as lentilhas estarem prontas. Adicionar mais água se necessário.
Pode ver a receita completa aqui (neste recheio retiramos o tofu e adicionamos um pouco de ervilhas).
Empada de frango e bechamel:
Ingredientes
200g de peito de frango
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
½ couve lombarda pequena
1 folha de louro
2 colheres de sopa de manteiga ou azeite
2 colheres de sopa de farinha de espelta integral
2 chávenas de leite (de vaca ou vegetal +12 meses)
Temperos: sal (+12 meses, pimenta, cúrcuma, noz moscada)
Modo de preparo
Fazer o frango: Cozer peitos de frango em água com alho, folha de louro e cúrcuma numa panela de pressão durante 20 minutos. Retirar a pressão, coar a água, adicionar os peitos de frango novamente à panela, fechar e sacudir bem a panela. O frango vai ficar desfiado.
Fazer o bechamel: Numa panela pequena, adicionar a manteiga e deixar derreter. Adicionar a farinha de espelta integral e misturar durante alguns minutos. Adicionar o leite sempre a mexer. Temperar com sal, pimenta preta e noz moscada.
Cortar cebola, alho, cenoura e couve lombarda. Refogar e adicionar o frango. Juntar o bechamel e mexer.
Deixar arrefecer e rechear as empadas
Empada de milho e queijo:
Ingredientes
1 embalagem de 200g de milho congelado ou 1 lata de milho grande
1 cebola grande ou duas médias
5 a 6 fatias de queijo
Modo de preparo
Cortar uma cebola em meias luas. Refogar em azeite até ficarem bem macias e caramelizadas. Adicionar o milho.
Rechear as empadas com: ¼ de fatia de queijo por baixo, o milho e por fim outro ¼ de fatia de queijo.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.
Trackbacks/Pingbacks