Esta massa vegan é uma opção de almoço ou jantar deliciosa e super rápida de fazer. E até quem não é vegan ou vegetariano costuma adorar!
Massas são uma ótima opção para um jantar ou almoço rápido. E esta massa fica pronta em 15 minutos e é deliciosa e super nutritiva. Além disso este prato pode ser oferecido para bebés a partir dos 6 meses, apenas com algumas adaptações nos cortes dos alimentos:
- Massa: prefira massas largas para o bebé conseguir agarrar com a mão. Veja o nosso artigo de massas para algumas sugestões.
Grão-de-bico: O grão, assim como todas as leguminosas, representam risco de engasgo até aos 12 meses se oferecidas inteiras. Amasse o grão com um garfo, retire qualquer casca solta e ofereça com uma colher. Pode também fazer um puré com grão-de-bico, alho francês e leite materno. As colheres da NumNum são uma ótima opção nesta fase.
Brócolos: ofereça um florete inteiro cozido e macio (tem de conseguir esmagar entre a ponta dos dedos)
Esta massa é vegan e por isso pode ser consumida por bebés (e por toda a família!) que não consumam proteína animal. Mas também é uma ótima refeição para bebés que comem proteína animal, uma vez que o grão-de-bico é uma boa fonte de ferro. Os brócolos são uma fonte excelente de fibras, além de vitaminas e minerais (vitaminas A, C, K, B6 e folato, e ainda contém quantidades menores de todos os outros minerais, incluindo ferro e zinco).
Mas há formas de tornar esta massa ainda mais nutritiva. Escolha uma massa integral como espleta integral, trigo sarraceno, quinoa. Pode incluir farinha de linhaça no molho ou servir a massa com sementes trituradas. Se o seu bebé tem uma dieta vegan, acrescente levedura nutricional enriquecida com vitamina B12 ao molho.

Massa de grão-de-bico e brócolos (vegan)
Utensílios
- Panela
- Batedor de arames
Ingredientes
- 200 g massa fusilli
- 1 colher de sopa azeite
- 200 g grão-de-bico cozido (1 lata pequena)
- 1 alho francês (parte branca e verde)
- 1 brócolos
- Sal q.b. +12 meses
- Pimenta preta q.b.
Para o molho:
- 2 colheres de sopa azeite
- 2 colheres de sopa farinha de grão-de-bico
- 1 cup bebida vegetal (250ml)
- 1 cup água da cozedura da massa
- Sal q.b. +12 meses
- Pimenta preta q.b.
- Noz moscada q.b
modo de preparo
- Pique o alho francês e separe os brócolos em floretes pequenos.Se tiver um bebé com menos de 12 meses, reserve um ou dois floretes maiores.
- Adicione água a uma panela e quando levantar fervura adicione os brócolos e coza por 5 minutos.Para bebés, coza mais 5 minutos.
- Enquanto isso, numa frigideira, adicione o azeite e o alho francês e refogue.
- Quando o alho francês estiver dourado e macio, adicione os brócolos e o grão. Tempere a gosto. Refogue 2 minutos, transfira para um recipiente ou prato fundo e reserve.
- Enquanto isso, coza a massa de acordo com as instruções da embalagem.
- Na mesma panela do refogado, adicione as duas colheres de sopa de azeite e aqueça durante 2 minutos.
- Adicione a farinha de grão, e misture bem com um batedor de arames. Isto vai formar o chamado "roux".
- Adicione a bebida vegetal e a água e continue a misturar até formar um creme sem grumos. Se necessário, adicione mais água.
- Tempere com sal, pimenta preta e noz moscada.
- Adicione a mistura de alho francês, a massa e envolva bem no molho.
- Sirva com sementes trituradas e levedura nutricional por cima.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.