fbpx

Millet com abóbora assada

Incluímos uma adaptação da receita para bebés em início da introdução da alimentação complementar (+6meses; BLW e convencional) a seguir ao modo de preparo.

Temos várias receitas no blog de papas de millet (como esta receita de papa de millet e manga que está no nosso e-book de papas e é deliciosa).

O millet é um grão ancestral sem glúten e muito nutritivo: é rico em proteína, fósforo, cálcio, magnésio e ferro. Também é rico em anti-oxidantes.

O seu gosto suave e neutro, torna o millet um alimento muito versátil. Também costuma ser muito apreciado por bebés e crianças.

O millet (juntamente com a quinoa, amaranto ou cuscuz) é uma forma de variar o arroz e a massa como acompanhamento. Também tem uma textura bastante diferente e é por isso uma ótima maneira de expor o bebé a novas texturas.

Porquê demolhar o millet?

O millet tem anti-nutrientes – fitatos (ou ácido fítico) – que interferem com a absorção de alguns nutrientes, nomeadamente potássio, cálcio, ferro, zinco e magnésio.

Demolhar o millet – por 4 horas ou mesmo durante a noite – reduz a quantidade de anti-nutrientes e ajuda na digestão. Isto quer dizer que só se pode comer millet demolhado? Não. Mas é melhor demolhar, especialmente na alimentação dos bebés.

Alguns alimentos que também contém fitatos: aveia, beterraba, espinafres, leguminosas, arroz.

Receita

Serve 4 a 6

Ingredientes

1 chávena de millet cru

1 abóbora manteiga pequena

1 alho francês

Azeite

Sal e pimenta a gosto

Coentros para servir

Opcionais: raspas de limão para temperar o millet, harissa para temperar a abóbora

Modo de preparo

Demolhar o millet por pelo menos 4 horas. Descartar a água e lavar.

Cozer o millet em 2 a 3x quantidade de água (começar com 2 chávenas e adicionar mais se necessário)

Retirar as sementes da abóbora e reservar.

Cortar a abóbora em cubos pequenos e fatiar o alho francês. Misturar os dois e dispor numa assadeira.

Dispor as sementes ao lado ou em outra assadeira.

Assar a 180 graus durante 20 a 30 minutos ou até a abóbora estar cozida.

Misturar o millet com a abóbora, alho francês, uma parte das sementes. Temperar com sal, pimenta e azeite. Servir com coentros picados.

Adaptação bebés +6meses:

BLW: Retirar o millet da família e deixar o millet do bebé cozer mais um pouco (adicionar mais água), depois amassar a abóbora e fazer bolinhas ou croquetes de millet e abóbora e servir. Cuidado com os fios de alho francês porque o bebé pode ficar aflito. Picar bem o alho francês antes de amassar a abóbora. Não servir as sementes por risco de asfixia.

Convencional: Depois do millet cozido e a abóbora assada, triturar tudo numa trituradora. Adicionar um pouco de água ou leite materno se necessário. Pode ainda adicionar peixe antes de triturar.

Ideias para servir

Com peixinhos da horta e cogumelos com miso (como está na ementa desta semana)

Com salmão grelhado e feijão verde refogado com alho.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: