fbpx

Massa com cogumelos no forno

Este artigo tem uma receita de molho bechamel vegan (ou molho de castanha de cajú) e uma receita de massa com molho bechamel e cogumelos no forno, perfeita para o segundo prato de bebés e crianças.

Continuei a amamentar a minha filha depois dos 12 meses e por isso nunca tive a necessidade de introduzir o leite de vaca. Mas introduzi o iogurte natural sem açúcar, o queijo e a manteiga. E ela adora todos. Mas introduzi o leite lá pelos 13 meses porque sabia que o leite de vaca é um alimento que está associado a alergias alimentares. E não correu bem. Ela desenvolveu uma reação inflamatória no intestino que durou quase um mês. Continuamos a consumir iogurtes e queijos mas deixamos de consumir leite de vaca completamente.

Como substituimos o leite de vaca cá em casa?

Substituimos o leite de vaca por leites vegetais (feitos em casa ou os industrializados sem açúcar quando falta tempo), por leite de cabra (muito raramente porque é difícil de encontrar biológico) ou, dependendo das receitas usamos alternativas como a castanha de cajú – para fazer este molho bechamel vegan incrível!

Artigo: Que alimentos devo consumir biológicos?

Este molho é maravilhoso! Uma opção fantástica para reduzirmos o consumo de produtos de origem animal, é apto para bebés e crianças intolerantes à lactose e é mais saudável que o molho bechamel porque não leva manteiga nem farinha. É muito saboroso, fácil de fazer e apenas leva castanha do caju e temperos (que podem ser os que tem em casa!)

No final deste artigo ainda damos uma receita para o segundo prato com este molho bechamel ara bebés a partir dos 8-9 meses (que já tenham tido contacto com frutos secos), mas que é um segundo prato perfeito para toda a família!

Como fazer molho de castanhas (molho bechamel vegan)

Ingredientes

1 chávena de castanhas de cajú cruas sem sal1

1 chávena de água

1 colher de chá de de alho em pó

1 colher de chá de cebolinho

¼ colher de chá de cúrcuma

⅛ colher de chá de noz moscada (uma pitada)

2 colheres de chá de azeite

1 colher de chá de sumo de limão

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Demolhar as castanhas de cajú:

Num recipiente de vidro (ou mesmo já no liquidificador) adicionar as castanhas de cajú e água quente suficiente para cobri-las. Esperar pelo menos 1 hora.

Quanto mais tempo as castanhas ficarem de molho, mais macias ficam. A água quente vai permitir que as castanhas amoleçam mais rápido.

Passado esse tempo, coar as castanhas e descartar a água do demolho. 

Preparar o molho:

No liquidificador juntar todos os ingredientes e bater até formar um creme sedoso.

Este processo leva algum tempo (pelo menos 10 minutos, mas dependendo da potência do liquidificador leva mais) porque queremos que o molho fique cremoso e sem resíduos. Adicionar mais água se necessário.

Ajustar o sal e a pimenta e servir.

Notas:

1 A maior parte das castanhas de cajú que vemos no supermercado já tem sal (em muitos casos muito sal!). Estas castanhas de cajú crua vendem-se em mercados a granel, em mercados biológicos (a granel e embaladas) ou no Lidl, na área de frutos secos.

Como usar este molho:

Para fazer a massa com cogumelos de forno (receita em baixo)

Na lasanha

Para o strogonoff

Para uma quiche vegan (receita em breve)

Para servir com molho nas batatas doce assada ou em bowls.

Receita de massa com cogumelos de forno

Massa com cogumelos é já um clássico cá em casa. Se antigamente fazíamos muito com frango ou bacon, hoje em dia apuramos mais os temperos e retiramos a proteína animal. Nesta versão adicionei figos frescos e nozes, que são um complemento perfeito para os cogumelos.

Esta receita é vegan e quando a faço para o almoço ou jantar, preparo um vegetal ou legumes como acompanhamento e mais nada. Mas se quiser, pode adicionar peito de frango cortado em cubos pequenos aos cogumelos.

Receita

Ingredientes

250g de massa penne de leguminosas1

Creme de castanhas (usar a quantidade exata da receita acima)

1 embalagem de cogumelos castanhos

1 cebola

1 alho francês

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de molho de soja light2

¼ chávena de manjericão

4 figos cortados em pedaços pequenos

¼ chávena de nozes picadas (bem picadas para crianças com menos de 5 anos)

1 colher de chá de levedura nutricional (opcional)3

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Numa panela grande, adicionar água com sal4 e deixar levantar fervura.

Quando a água ferver, adicionar a massa e cozinhar conforme indicação do pacote.

Entretanto, começar a preparar os cogumelos:

Lavar os cogumelos, secá-los bem e  cortá-los em pedaços pequenos

Picar a cebola, o alho francês e o alho.

Numa panela em fogo médio, adicionar o azeite e refogar a cebola e o alho francês. 

Quando estiverem dourados, adicionar o alho e refogar por mais 5 minutos.

Adicionar os cogumelos e cozinhar até estarem macios. Se necessário, pode adicionar um pouco da água do cozimento da massa.

Adicionar o molho de soja (ou aminos de coco) e cozinhar por mais 2 a 5 minutos.

Adicionar o figo, nozes e manjericão picado misturar e retirar do fogo.

Se a panela dos cogumelos for grande o suficiente, adicionar a massa, o creme de castanhas e a levedura nutricional e misturar. Se não, juntar todos os ingredientes num recipiente de vidro e misturar.

Passar a massa para uma assadeira pequena de vidro ou cerâmica ou para ramekins individuais e levar ao forno durante 10 a 15 minutos. Pode polvilhar a massa com mais um pouco de levedura nutricional, pão ralado ou queijo parmesão (há opção vegan da Violife) antes de levar ao forno. Servir.

Notas:

1As massas de leguminosas (lentilhas, grão ou feijão) são uma ótima opção, especialmente para bebés e crianças porque adicionam proteína e mais nutrientes à refeição. Encontram-se em mercados biológicos como o Miosótis, Go Natural ou Celeiro mas já há opções da Nacional (estas têm trigo e apenas uma percentagem pequena de leguminosas). Mas pode usar massa de trigo ou massa de trigo integral se preferir ou massa de espelta.

2Omitir para bebés com menos de 12 meses e mesmo para bebés mais velhos e crianças usar apenas molho de soja light (com baixo teor de sódio). Certificar-se também que o molho de soja tem o menor número de ingredientes possível, uma vez que alguns molhos têm açúcar, aditivos, conservantes e até corantes.

3A levedura nutricional é uma levedura que se vende nos mercados biológicos e que dá um sabor de queijo aos pratos vegan. Tem ainda a vantagem de ser fortificada com vitamina B12. É totalmente opcional.

4A água da cozedura da massa deve saber a mar, caso contrário a massa vai ficar insossa.  Para bebés com menos de 12 meses não usar sal nenhum, nem na água da cozedura da massa.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: