fbpx

Este molho de cogumelos e couve-flor é delicioso, muito rápido de fazer e uma ótima forma de oferecer cogumelos a um bebé desde os 6 meses.

Cogumelos

Os cogumelos são um alimento muito interessante do ponto de vista do valor proteico para uma fonte não animal, tendo ainda aminoácidos essenciais. São ricos em fibra do tipo Beta-glucanos (que regulam os níveis de glicose no sangue), antioxidantes (compostos bioativos como polifenóis, terpenóides, sesquiterpenos, lactonas, agentes quelantes, polissacáridos e glicoproteínas), vitaminas do complexo B (B2, B3 e B5).

Mas não é só! Tem também vitamina C, minerais, como selênio (100g de cogumelos fornecem metade das necessidades diárias), fósforo, cobre e potássio (crucial na regulação da pressão arterial, redução do risco de doenças renais e coronárias).

Um detalhe interessante sobre os cogumelos, é quando falamos dos cogumelos silvestres são praticamente a única fonte alimentar de origem não animal a fornecer vitamina D. Quando crescem expostos à luz ultravioleta, são, como os humanos, capazes de sintetizar esta vitamina.

Por todas estas características dos cogumelos, todos os pais gostariam de os incluir desde cedo na dieta dos seus pequenos, no entanto a maior parte das vezes não sabem como, já que têm uma consistência esponjosa, que pode ser difícil para os bebés comerem.

Com esta receita, conseguimos oferece-los a todos os bebés desde o inicio da introdução alimentar, desde que tenham sido introduzidos todos os restantes ingredientes.

Couve-flor

A couve-flor é a cola desta receita. É graças a ela que conseguimos obter um molho super cremoso que irá ligar bem com a massa.

Mas não é apenas isso porque a couve-flor é também um ingrediente nutricionalmente rico. Tal como os cogumelos, também tem fibras, que ajuda a melhorar o trânsito intestinal. É também rica em antioxidantes, que protegem as células e fortalecem o sistema imunológico; tem ainda potássio e vitamina K.

Apresenta um sabor bastante neutro, por isso também se pode adaptar esta receita fazendo um molho branco de couve-flor para acompanhar outras proteínas. Para isso, basta remover os cogumelos da receita!

molho de cogumelos e couve-flor

Molho de Couve-flor e Cogumelos

Rita 🌼 Margarita Finger Food
Prep Time 10 mins
Cook Time 30 mins
Course Almoço / Jantar, Molhos
Cuisine + 6 meses, Cogumelos, Vegan
Servings 6 children

Utensílios

  • Robot de cozinha (liquidificadora, bimby ou outro robot)

Ingredientes
  

  • 3 dentes de alho
  • 1 c. sopa de azeite
  • 300 g cogumelos
  • 200 g couve-flor
  • 70 a 100 ml de bebida vegetal sem açúcar
  • 1 c. chá de sumo de limão
  • pimenta q.b.
  • sal q.b. (opcional)
  • queijo ralado q.b. (opcional)

modo de preparo
 

  • Corte a couve flor em bocados e leve a cozer até estar macia.
  • Entretanto leve ao lume os alhos no azeite. Adicione os cogumelos cortados em quartos ou laminados, e deixe cozinhar.
  • Quando tudo estiver cozinhado, coloque tudo no robot de cozinha e processe tudo até estar em puré. Tenha paciência para que fique bem cremoso. Baixe a mistura das paredes do processador com uma espátula, se necessário.
  • Adicione os restantes ingredientes à exceção da bebida vegetal. Torne a ligar o processador e junte a bebida lentamente até ter a consistência que deseja. Rectifique os temperos.
  • Sirva sobre massa cozida

Opção sem cogumelos (molho branco de couve-flor)

  • Se optar por não usar os cogumelos, nao deixe de usar os alhos cozinhados no azeite pois irão dar sabor ao molho.

Versão pasta para barrar

  • Se preferir usar esta receita como pasta, não adicione a bebida vegetal e sirva barrado no pão.
Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: