fbpx

Noodles asiáticos

Expor os bebés a sabores que não estão habituados é uma ótima forma de expandir o paladar deles e torná-los mais abertos a experimentar coisas novas. Estes noodles são um segundo prato excelente para bebés a partir dos 12 meses.

Para bebés com menos de 12 meses, retire um pouco da massa antes de adicionar o mistura do molho e sirva com um fio de óleo de sésamo, azeite ou manteiga sem sal, caso já tenha introduzido os derivados do leite. Depois dos 12 meses, prefira sempre usar um molho de soja com pouco sal.

Nesta massa, além dos temperos, usamos cogumelos shitake. Os cogumelos não só têm uma consistência esponjosa e diferente dos outros alimentos, como tem sabor umami, o chamado quinto sabor, que é encontrado em apenas alguns alimentos.

Os cogumelos shitake têm muitas vitaminas do complexo B, cobre, folato, selênio e zinco, todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento dos bebés. Eles também são uma das únicas fontes vegetais de vitamina D (ajuda a absorver o cálcio para o crescimento de ossos saudáveis). Além disso, o shitake contém muitos dos mesmos aminoácidos da carne. Eles também possuem polissacarídeos, terpenóides, esteróis e lipídeos, alguns dos quais têm efeitos de reforço imunitárioo, redução do colesterol e anticancro.

Adaptação para bebés com +6 meses:

BLW: Antes dos 9-12 meses os noodles (ou massas longas e finas) são difíceis para o bebé agarrar e eles podem rapidamente perder o interesse. Quando começar a oferecer noodles, pode começar por cortá-los em pedaços menores.

Introdução convencional: Este prato não tem adaptação para introdução convencional.

Sugestão de segundo-prato para bebé de 2 anos: Noodles asiáticos com tofu panado

Receita

Ingredientes

1/2 embalagem de noodles ou dois quadrados de noodles

1 chávena de cogumelos shitake

2 dentes de alho

2 colheres de chá de gengibre

1/4 de malagueta (opcional, +12 meses e só se bebé estiver habitudo)

Coentros a gosto

Para o molho:

3 colheres de chá de molho de soja com o pouco sal (+12 meses)

1/2 colher de chá de óleo de sésamo

1/4 colher de chá de açúcar de coco

1/4 colher de chá de molho de peixe (fish sauce) (opcional)

Modo de preparo

Cozer os noodles em água sem sal e conforme mencionado na embalagem.

Fatiar os cogumelos em fatias finas e depois cortar as fatias para ser mais fácil o bebé comer.

Num wok ou frigideira larga, adicionar um pouco de azeite e grelhar os cogumelos.

Picar o alho, cebola, fatiar a malagueta e picar os coentros.

Quando os cogumelos estiverem macios, afastá-los para o lado e adicionar um pouco mais de azeite e o alho.

Refogar o alho por alguns minutos, adicionar o gengibre e refogar por mais 30 segundos.

Adicionar a malagueta, misturar tudo e refogar por mais alguns minutos.

Adicionar os noodles e espalha-los no wok. Deixar fritar de um lado e virar.

Depois adicionar ao molho, misturar bem e servir com os coentros por cima.

Substituições

Molho de soja: pode ser substituido por aminos de coco, mas note que o aminos de coco também é rico em sal. Por isso escolha o que tiver menor sal e uma lista de ingredientes sem açúcar e conservantes!

Fish sauce: O molho de peixe é feito com anchovas e tem um sabor muito característico por isso gosto de usá-lo. Mas tem açúcar e não deve ser usado por bebés com menos de 2 anos. Pode usar uma anchova em lata picada no molho no lugar do fish sauce.

Shitake: Não encontrou shitake? Use portobello ou mesmo cogumelos brancos ou qualquer mistura de cogumelos que encontrar no supermercado. Prefiro o shitake porque tem mais sabor de umami e uma consistência mais esponjosa e por isso é mais interessante para os bebés provarem.

Açúcar: é uma quantidade muito pequena, mas prefiro usar uma opção mais saudável como açúcar de coco, xarope de ácer, xarope de agave ou mel.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: