fbpx

Nuggets de frango

Bem acho que não há criança que não gosta de nuggets e adultos também não! Fiz esta receita de teste e correu bem logo há primeira. Ela é inspirada na minha versão saudável de douradinhos, mas com algumas alterações. Estes nuggets ficam macios por dentro e super crocantes por fora. Perfeitos!

Uma opção para crianças selectivas

Nuggets saudáveis como estes são também uma ótima opção para crianças difíceis para comer. É um bom alimento de segurança para ter no prato.

Depois tente ter um acompanhamento também de segurança no prato – por exemplo batatas fritas no forno – e complemente com um ou dois alimentos que a criança não goste tanto como verduras e vegetais ou leguminosas.

Substituições

O frango é rico em ferro, um nutriente tão importante para bebés e crianças. É ainda fonte de proteína, selênio e vitaminas do complexo B. Para panar uso uma mistura de pão de espelta, tortilhas de milho biológicas e sementes de girassol. Mas é possível substituir qualquer um deles facilmente:

Pão ralado de espelta: Pode usar pão ralado de trigo ou pão ralado panko (cuidado com ambos, porque às vezes têm muito mais ingredientes do que deviam)

Tortilhas de milho: Corn flakes sem açúcar, amêndoas ou outro fruto seco triturado ou uma mistura de frutos secos e linhaça. Podem também substituir uma parte por coco ralado.

Sementes de girassol: As sementes de girassol são adicionadas nesta receita para dar mais nutrientes. Elas são fonte excelente de vitamina E e selênio, mas também têm vitaminas do complexo B (incluindo folato), manganês, cobre, zinco, magnésio, ferro, além de antioxidantes. Pode usar linhaça ou coco ralado no lugar, ou excluir simplesmente.

Adaptação para bebé +6meses:

BLW: Até o bebé conseguir fazer a pinça fina e você poder cortar os nuggets em pedaços pequenos, é difícil oferecer estes nuggets. Mas pode oferecer o frango grelhado (usar aquele pedaço menos que vem agarrado ao peito inteiro) e os acompanhamentos da família se forem saudáveis. Pode servir também o frango bem picado e misturado a um dos acompanhamentos. Se fizer como o que sugerimos na foto poderia ser: frango picado com espinafres e grão amassado e palito de batata assada

Introdução convencional: Não há adaptação, mas pode sempre fazer um puré com o que estiver na refeição da família. No caso da foto por exemplo: nuggets, esparregado, batata e grão, pode fazer um puré de batata, frango e espinafres e acompanhar puré de grão ou grão amassado.

Receita

Ingredientes

1 embalagem de peitos de frango do campo (se possível; senão do comum)

Leite suficiente para cobrir (usei vegetal mas pode ser de vaca)

Sumo de meio limão

2 ovos

1 chávena de pão de espelta ralado (ou pão ralado normal)

2/3 chávena de chips de milho bio (se for possível; senão do comum)

2 colheres de chá de sementes de girassol (opcional)

1 colher de chá de páprica doce

1/2 colher de chá de cúrcuma (açafrão-das-índias)

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cortar os peitos de frango em tiras ou pedaços que se assemelhem a nuggets.

Temperar com sal e pimenta (+12 meses) e passar os peitos de frango para um recipiente com altura suficiente para ter líquido dentro.

Adicionar leite suficiente até cobrir e o limão. Fechar e deixar o frango nesse líquido pelo menos meia hora ou até durante a noite. Este líquido vai permitir que o frango fique super macio, mas pode saltar este passo.

Alternativa: Se tiver um frasco de pickles, pode usar o líquido dos pickles (+24 meses porque tem açúcar).

Triturar os chips de milho juntamente com as sementes de linhaça. É suposto ficar com alguns pedaços (e não totalmente farinha) porque isto vai ajudar a deixar o frango crocante.

Num prato fundo misturar os chips triturados, pão ralado, páprica e cúrcuma. Temperar com sal e pimenta (+12 meses) a gosto.

Em outro prato fundo misturar os dois ovos.

Entretanto, pré-aqueça o forno a 220 graus (função ventoinha)

Passar o frango pelo ovo e depois na mistura de farinha.

Dispor os nuggets numa assadeira e levar ao forno.

Assar por 20 minutos mais ou menos, virar os nuggets, mudar para função de ventoinha com grelhador, aumentar a temperatura para 240 graus e assar por mais 5-10 minutos. Virar mais uma vez se necessário.

Sugestão para servir

Nuggets com batata frita no forno, esparregado e salada de grão, tomate e pimentos.

Nuggets com arroz integral de cenoura e ervilhas refogadas com cebola

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: