Este gnocchi de batata-doce leva apenas dois ingredientes, é muito fácil de fazer e pode ser oferecido a bebés a partir dos 9 meses.
Eu adoro gnocchi e por isso comemos com frequência cá em casa. Faço-o grelhado com azeite, alho e sálvia, com pesto (adoro usar. opesto de ervilhas!) ou com molho de tomate e queijo. Esta é uma variação do gnocchi de abóbora e é surpreendentemente simples de fazer.
A minha filha mais velha comeu pela primeira vez por volta dos 15 meses. Já o Duarte comeu pela primeira vez aos 10 meses. O gnochhi é massudo e tem um formato que representa risco de engasgamento para bebés, por isso corto sempre ao comprido e depois em pedaços para ele agarrar com a ponta dos dedos.
Como é feita sem queijo parmesão, pode ser oferecida a bebés desde os seis meses, contando que o bebé já tenha sido exposto à castanha de caju (que é um alergénico comum).
Apenas dois ingredientes
Por ter tão poucos ingredientes, este gnocchi é uma ótima opção de almoço ou jantar para toda a família quando temos poucos alimentos em casa.
Batata-doce: Pode ser cozida ou assada, mas precisa escorrer bem a água e arrefecer antes de fazer os gnocchis. Experimente usar batata-doce laranja ou roxa, para gnocchis coloridos!
Farinha de trigo: Mas pode usar farinha de espelta branca ou até farinha de aveia.
Como faço a comida do Duarte sem sal, toda a comida que faço cá em casa é cozinhada sem sal e depois adicionamos o sal no prato.
Molho: O gnocchi pode ser servido com algum molho como molho de tomate e vegetais ou pesto de ervilhas. Também gosto de saltear com um pouco de manteiga e algum vegetal como espargos, ervilhas, courgettes.

Como conservar o gnocchi
Pode conservar o gnocchi já cozido e com o molho no frigorífico por até três dias.
Alternativamente, pode congelar o gnocchi: forme os gnocchis, polvilhe com um pouco de farinha e disponha numa assadeira com papel vegetal sem que se toquem. Congele por duas a três horas e depois transfira os gnocchis congelados para um saco de silicone ou ziploc.
Para cozinhar os gnocchis congelados, aqueça um tacho com água e deixe levantar fervura. Adicione os gnocchis diretamente do congelador e cozinhe normalmente. Tenha apenas cuidado para não colocar demasiados gnocchis na panela, porque podem colar-se uns aos outros.

O meu primeiro gnocchi
Utensílios
- 1 Processador de alimentos
Ingredientes
- 2 chávenas batata-doce cozida e amassada (pode ser um pouco mais)
- 1 1/2 chávena farinha de trigo + para polvilhar
- sal e pimenta preta q.b.
modo de preparo
- Levar um tacho ao lume com água.
- Descascar a batata e cortar em pedaços
- Quando a água ferver, cozer a batata até estar bem macia.
- Coar e deixar arrefecer. Reservar o tacho com a água.
- Amassar bem a batata-doce e medir duas chávenas. Transferir a batata para uma tigela.
- Aquecer novamente a água do cozimento da batata até ferver.
- Juntar 1 chávena de farinha e misturar a massa com as mãos. Ir adicionando mais farinha aos poucos até obter uma massa macia, mas que não cole nas mãos.
- Dividir a massa em quatro e esticar formando um rolo.
- Cortar os gnocchis em pedaços.
- Quando a água ferver, reduzir o lume para médio e juntar alguns gnocchis.
- Os gnocchis afundam e quando estiverem cozidos sobem e ficam a boiar. Nesse momento, retirar os gnocchis e colocar num prato ou travessa.
- Ter outro tacho com o molho ao lado em lume baixo, e ir adicionando os gnocchis.
- Servir os gnocchis com o molho de tomate e manjericão picado e queijo parmesão ralado (uma pitada de leveruda nutricional para bebés com menos de 2 anos) por cima. Alternativamente, pode servir com um pouco de pesto e queijo ou saltear o gnocchi com azeite e espinafres, espargos, ervilhas ou courgettes.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.