fbpx

Panados de couve-flor

Estes panados são uma adaptação da minha receita de asinhas de couve-flor. Dão um segundo prato vegetariano (ou vegan) maravilhoso. Não é um prato apropriado para bebés no início da introdução da alimentação complementar, mas assim que o bebé fizer a pinça fina pode oferecer. Só precisa cortar em pedaços pequenos. Esta receita não leva ovo nem leite de vaca. E pode facilmente torná-la numa receita sem glúten, só precisa usar um pão ralado sem glúten.

Há muitos bebés e crianças, especialmente as mais selectivas, que não gostam de couve-flor. E se tem uma criança assim, tente como último recurso esta receita. Aliás, partilhei há pouco tempo nas nossas redes sociais um vídeo da minha filha a comer estes panados e ela não come couve-flor (exceto na sopa). Estes panados de couve-flor ficam macios por dentro e super crocante por fora. Parece que foram fritos, mas são feitos no forno e por isso são muito saudáveis.

A couve-flor é um super-alimento. É rica em vitaminas muito importantes para o bebé como a vitamina C (sistema imunitário), vitamina K (ossos fortes) e folato (crescimento saudável de células e tecidos). É também fonte de fibras. Mas para mim uma das coisas mais interessantes da couve-flor é o seu sabor amargo: os bebés nascem com predisposição para

Como estes bifes de couve-flor ficam muito crocantes por fora, é difícil um bebé com menos de 12 meses conseguir come-lo. Mas pode adaptar e usar uma farinha de amêndoas. Outras substituições possíveis:

  • Mistura de tempura (leite, farinha e amido): pode ser substituída por 2 ovos.
  • Farinha de espelta: farinha de trigo, farinha de aveia ou farinha de trigo sarraceno para uma versão sem glúten. Certifique-se que a farinha de aveia diz sem glúten na embalagem.
  • Leite vegetal: Pode usar qualquer leite vegetal. Para bebés com mais de 12 meses pode usar leite de vaca também
  • Pão ralado: pão ralado sem glúten ou farinha de amêndoas.

Receita

Ingredientes 

1 couve-flor média

¾ de chávena de farinha de espelta

½ chávena de amido de milho (de preferência biológico)

½ colher de chá de sal

½ colher de chá de cúrcuma

¼ colher de chá de pimenta preta

½ colher de chá de páprica defumada

½ colher de chá de alho em pó

¾ chávena de leite de amêndoas

2 colheres de chá de limão

1 chávena de pão ralado

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 200 graus.

Preparar uma assadeira com papel vegetal

Cortar a couve-flor em bifes um pouco mais largos que um dedo

Cozer os bifes de couve-flor em água a ferver durante 5 minutos.

Num recipiente misturar todos os ingredientes exceto o pão ralado. Esta mistura vai ficar com uma consistência tipo mistura de tempura.

Num prato de sopa adicionar o pão ralado.

Passar os bifes de couve-flor pela mistura líquida e depois no pão ralado e pôr na assadeira.

Assar por 25 a 30 minutos. Ao fim de 15 minutos mudar a função do forno para ventoinha com grelha e virar os bifes.

Dicas para servir

Servir com massa com molho de tomate e vegetais

Servir com arroz integral e esparregado

Servir com arroz, feijão e couve refogada com alho

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: