O bacalhau é um alimento muito importante na nossa cultura e as pataniscas de bacalhau são um dos maiores clássicos da culinária portuguesa. Por isso é normal que o bacalhau faça parte da alimentação do bebé desde cedo.
Mas é recomendado que se espere até aos 12 meses para introduzir o bacalhau seco. A principal razão: o bacalhau seco contém muito sal. Por isso, e até o bebé ter 1 ano pelo menos, prefira bacalhau fresco ou outro peixe branco.
Uma receita para toda a família
Esta receita é pensada numa família que tem um bebé pequeno e que já começou a comer alimentos sólidos. São uma adaptação da receita tradicional de pataniscas de bacalhau. São feitas com bacalhau fresco, e assim podem ser consumidas por bebés a partir dos 6 meses.
Também é feita com farinha de grão-de-bico – que hoje em dia felizmente é fácil de encontrar no supermercado -, para adicionar nutrientes extra à receita. Por fim, estas pataniscas de bacalhau podem ser feitas no forno, que é melhor para bebés e crianças pequenas. Mas se preferir, pode sempre frita-las em azeite.

Como estas pataniscas têm peixe e ovo, dois alergénico comum, precisa sempre introduzir ambos os alimentos separadamente antes de oferece-las ao bebé. Veja como introduzir alergénicos alimentares neste artigo.
Adaptação para bebés com + 6 meses:
BLW: Não é preciso nenhuma adaptação. Certifique-se que o formato da patanisca é fácil para o bebé agarrar. E enquanto o bebé é pequeno, prefira sempre assar em vez de fritar.
Introdução convencional: Pode fazer uma papa de farinha de grão-de-bico e oferecer com peixe desfiado e puré de cenoura e cebola. Coza a cenoura, cebola e peixe em água. Reserve essa água e use-a para fazer a papa de grão-de-bico. Depois amasse a cenoura e a cebola com um garfo, desfie bem o peixe e sirva com a papa.

Pataniscas de bacalhau fresco e grão
Utensílios
- Forno
Ingredientes
- 250 gramas bacalhau fresco (lombo)
- 2 ovos
- 1/2 cebola
- 1 cenoura pequena
- 1 ramo de cebolete (ou salsa)
- 3 colheres de sopa farinha de grão-de-bico
- 1 colher de chá farinha de linhaça (opcional)
- 1 colher de sopa azeite
- Sal q.b. +12 meses
- Pimenta preta q.b.
- 1/2 colher de chá fermento opcional
modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 190 graus.
- Coza o peixe e reservar.
- Pique a cebola, o cebolete e rale a cenoura.
- Desfie o peixe.
- Num bowl, adicione os ovos e bater.
- Adicione todos os ingredientes, exceto a farinha e envolva.
- Por fim, adicione a farinha, uma colher de sopa de cada vez.
- Forme bolas com a ajuda de duas colheres e transfira para uma assadeira untada com azeite.
- Espalme as pataniscas e asse por 30 minutos ou até estarem douradas. Vire as pataniscas a meio.
Notas
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.