fbpx

Pataniscas de Espinafres

O congelamento muda a consistência de alguns vegetais. Mas não os espinafres congelados.  Por isso tenho sempre espinafres congelados em casa. Além disso, são uma ótima opção para bebés obstipados.

Estas pataniscas são uma das minhas receitas preferidas e faço-as com muita frequência. Feita apenas com vegetais, esta é a receita base mas na verdade pode se fazer com quase qualquer vegetal que se tenha em casa. É só preciso usar a criatividade!

Porque esta receita é tão boa

Estas pataniscas são uma refeição completa. Levam espinafres, cenouras, cebola e salsa e por isso são cheias de nutrientes, minerais e fibras. Os ovos acrescentam proteína, a farinha de espelta integral os hidratos de carbono.

Como segundo prato para a minha filha, faço estas pataniscas e acompanho-as com arroz de feijão e salada ou então arroz integral e salada de grão-de-bico. Se quiser incluir carne, estas pataniscas de espinafres combinam muito bem com peito de perú grelhado ou bife de vaca.

Elas também congelam muito bem, por isso são uma ótima opção para ter em casa e fazer em noites mais corridas ou para oferecer ao lanche ou incluir na lancheira dos miúdos.

Por terem tantas fibras, são ótimas para oferecer quando o bebé ou criança está obstipado. Por fim, são uma ótima opção para miúdos mais selectivos ou difíceis para comer por serem tão saborosas. 

Benefícios para a saúde

O espinafre, como as vegetais de folha verde escura, é muito rico em fibras, promovendo a saúde do sistema digestivo. É também muito rico em várias vitaminas e minerais como carotenóides, vitamina C, vitamina K, ferro e cálcio. É também um dos poucos alimentos rico em vitamina B9 (folato), uma vitamina fundamental em períodos de crescimento rápido, como é o caso da gravidez ou durante a infância e adolescência. 

Os ovos são uma fonte excelente (barata) de proteína. Os ovos são também fontes ricas de selênio, vitamina D, B6, B12 e minerais como zinco, ferro e cobre. Mais da metade da proteína de um ovo é encontrada na clara do ovo, que também é rica em vitamina B2 e tem menores quantidades de gordura que a gema. As gemas contém mais calorias e gordura do que as claras e são uma fonte de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

A cenoura é uma fonte excelente de beta-caroteno, mas também é rica em fibra, vitamina K1, potássio e antioxidantes.

A cebola tem um alto teor de antioxidantes além de  vitamina C, folato, vitamina B6 e potássio

A espelta é um grão ancestral. É rica em hidratos de carbono e é uma boa fonte de fibra. A fibra ajuda a retardar a digestão e a absorção, reduzindo os picos de açúcar no sangue. É importante notar que a espelta é um tipo de trigo e como tal tem glúten, não podendo ser consumida por celíacos.

Quem pode consumir

Esta receita é ideal para bebés a partir dos 9 meses porque estas pataniscas podem ser facilmente agarradas com a mão e levadas à boca.

É importante que antes de oferecer estas pataniscas o bebé já tenha sido introduzido ao ovo, uma vez que o ovo é um alergênico.

Também é importante picar bem os espinafres para o bebé não engasgar!

Como conservar

Estas pataniscas podem ser conservadas no frigorífico durante 2 dias, mas o ideal é consumir uma parte no dia ou dia seguinte e congelar o resto. Para congelar, só tem de adiciona-las a um saco para congelamento ou a um recipiente com papel vegetal (elas colam-se ao fundo ou umas às outras sem papel vegetal).

Depois é só retira-las no dia que for consumir e deixar a descongelar, ou descongelar no microondas e aquecer numa frigideira por alguns minutos.

Receita

Rende 8 pataniscas; Para bebés de 9 meses fazer pataniscas com metade da largura para caberem na mão do bebé

Ingredientes

4 chávenas de espinafres crus ou 1 chávena de espinafres cozidos

¼ chávena de cenoura ralada

1 cebola pequena ou ½ cebola média bem picada

2 colheres de sopa de salsa picada

2 colheres de sopa de azeite

1 ovo

2 colheres de sopa de farinha de espelta integral

½ colher de chá de cúrcuma em pó (opcional)

Sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparo

Cozer o espinafre durante 5 minutos depois da água ferver ou até estar bem macio.

Coar bem a água dos espinafres e deixar arrefecer. Este passo é muito importante porque se não espremer os espinafres, vai dar água à massa e vai ser necessário adicionar mais farinha.

Picar bem o espinafre. Se usar espinafre congelado picado, não precisa picar mais.

Num recipiente, juntar o espinafre já frio, a cenoura, cebola, salsa azeite, cúrcuma e ovo e misturar.

Juntar 2 colheres de sopa de farinha e ver a consistência. A massa deve ter a consistência de uma massa de panquecas e ficar sem vestígios de líquido do ovo. Se necessário, juntar mais, mas ir adicionando uma colher de chá de cada vez.

Temperar com sal e pimenta preta

Aquecer uma frigideira grande antiaderente e adicionar um pouco de óleo de coco ou um fio de azeite.

Usar uma colher de sopa para retirar a quantidade certa. Com a ajuda de uma segunda colher, formar uma bola.

Adicionar à frigideira e espalmar. Reduzir para fogo médio.

Grelhar mais ou menos 10 minutos de cada lado.

Substituições

Para umas pataniscas de espinafre vegan, pode substituir o ovos por ovo de linhaça e adicionar um pouco leite vegetal se necessário.

A cenoura pode ser substituída por beterraba ralada ou courgette ralada. Pode se reduzir um pouco a quantidade de espinafres e adicionar ervilhas ou milho.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: