Este patê, feito com fígado de frango do campo, é um alimento maravilhoso para oferecer ao bebé a partir dos 6 meses e uma receita excelente para BLW.
O ferro é fundamental na introdução da alimentação complementar do bebé porque o leite materno é pobre nesse nutriente. O bebé nasce com uma reserva (que obtém durante a gravidez) e que se esgota por volta dos 6 meses. Em alguns casos, essas reserva esgota-se antes e por isso o bebé precisa de suplementação.
O crescimento rápido, especialmente até aos 12 meses, faz com que as necessidades de ferro do bebé sejam elevadas. Então é fundamental que a alimentação do bebé seja rica em ferro a partir do primeiro dia que ele começa a diversificação alimentar.
O Ministério da Saúde do Canadá, por exemplo, recomenda que entre os 6 e os 12 meses, o bebé coma uma fonte de ferro em pelo menos 2 refeições diárias.
O fígado, especialmente o do frango, é a melhor fonte de ferro que existe e por isso é uma ótima adição à alimentação do bebé logo a partir dos 6 meses.
E este patê de fígado é a melhor forma de o oferecer ao bebé. Faça o paté e barre numa tira de pão torrada ou numa colher e ofereça juntamente com outros alimentos.
Se estiver a fazer uma introdução convencional, com papas e sopas, pode fazer o fígado como ensinamos na receita e depois triturar um pouco com uma sopa ou misturado a um puré de batata.
Limite a oferta de fígado a no máximo 1 vez por semana
O fígado (qualquer tipo) tem quantidades muito elevadas de vitamina A, que em excesso têm efeito tóxico no organismo. Por isso não ofereça fígado ao bebé mais do que uma vez por semana.
Para congelar o patê de fígado
Adicione as quantidades individuais de patê numa forma de gelo.
Congele por algumas horas.
Transfira o patê congelado das formas para um saco próprio para o congelador.
Descongele de um dia para o outro no frigorífico. Adicione um pouco de leite materno ou água na hora de servir, se necessário.

Patê de fígado
Utensílios
- Processador de alimentos
Ingredientes
- 100 g fígado de frango do campo*
- 1 chalota
- 2 colheres de sopa maçã ralada
- 1/2 colher de chá tomilho (fresco ou seco)
- 2 colheres de sopa água
- 2 a 4 colheres de sopa leite materno ou água para triturar
modo de preparo
- Pique a chalota e refogue-a com um pouco de azeite.
- Adicione o fígado e grelhe de ambos os lados até o fígado ganhar cor.
- Adicione a água, maçã e tomilho, reduza o fogo para médio-baixo, tape a panela e deixe o fígado cozer por completo.
- Certifique-se sempre que o fígado está bem passado e se necessário, adicione mais água.
- Triture o fígado com o leite materno ou água até obter uma consistência macia. Se necessário, adicione mais leite/água.
- Sirva numa colher como as pré-colheres da NumNum ou barrado numa tira de pão torrado.
Notas
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.
Trackbacks/Pingbacks